da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí
Um mercado sem limites para a criação. É assim que a professora do Funss (Fundo Social de Solidariedade) de Jundiaí, Zélia Aparecida Biagini, define o segmento de corte e costura, no qual atua há mais de 20 anos. “A cada ano, novos tecidos e modelagens são lançados.
Diante disso, as costureiras têm à disposição diferentes oportunidades para surpreenderem seus clientes e venderem suas confecções”, afirmou Zélia. Ministrado gratuitamente pela instituição, o curso é divido em três módulos: Básico, Intermediário e Avançado. Em cada um deles, com duração média de seis meses, os alunos aprendem a confeccionar cinco peças com a pregação de viés, zíper, casa e pence. Segundo a professora, no final do curso os alunos já estão aptos a costurar suas próprias roupas ou revendê-las.
Montar a própria confecção é o sonho da aluna Eliane Lourenço Loubakk. Desempregada, a analista de crédito resolveu buscar novas alternativas no mercado de trabalho. “Comecei a fazer o curso de lingerie e gostei do mundo das costuras, então, resolvi me aperfeiçoar. Com o término das aulas, quero abrir a minha própria confecção de moda evangélica”, disse a aluna.
Atualmente, o Fundo possui mais de 40 opções de cursos gratuitos que são abertos para os moradores de Jundiaí e região, com renda familiar de até três salários mínimos.
O principal objetivo da instituição é investir na qualificação profissional para que o cidadão consiga melhores oportunidades de inserção no mercado de trabalho.
Somente em 2011, as duas unidades da instituição totalizaram 3.285 alunos formados, sendo (541) na Casa da Solidariedade e (2.744) na sede do Funss. Outra característica dos cursos oferecidos é a alta empregabilidade dos alunos. “Cerca de 80% já estão inseridos no mercado de trabalho”, comemorou Maria Rita Haddad, presidente da instituição.
Para mais informações, ligue (11) 4522-7860.