da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí
A Secretaria de Transportes iniciou nesta segunda-feira (19) treinamento de 140 funcionários do Situ para atendimento às pessoas com deficiência que utilizam os terminais. As aulas vão continuar pelos próximos 14 dias, com turmas formadas por dez alunos, e acontecem no Terminal Cecap (sala de treinamento da Setransp).
O diferencial deste treinamento é que o aluno vivencia as dificuldades de mobilidade enfrentadas pelos cadeirantes, pelos portadores de deficiência visual e auditiva e passam a ter uma nova perpectiva sobre como ajudar esses usuários em suas necessidades.
Leslie Litano Tealdi, diretor de Transportes, explicou que a Setransp vem buscando o aprimoramento dos seus funcionários no que se refere ao atendimento dispensado aos usuários.
Prova disso é que os funcionários que trabalham nos terminais já passaram por capacitação em Libras (linguagem de sinais) e também de Ética, Postura e Legislação.
O curso de vivência está sendo ministrado pela pedagoga Tânia Madella, especialista na área de treinamento no atendimento de pessoas com deficiência e há 30 anos presta assessoria para empresas.
Tânia explica que o curso é dividido em duas partes: a teórica e a prática, quando o aluno passa a sentir na pele as dificuldades de mobilidade. “Nossa intenção é promover uma sensibilização do aluno, pois quando a pessoa vive a dificuldade do outro, ela nunca esquece essa sensação e certamente isso vai ajudar na hora de atender o deficiente”, disse.
Maria das Dores concorda. Ela trabalha no Terminal Colônia e durante a aula prática colocou uma venda nos olhos e teve de se apoiar numa bengala, recebendo ajuda de outra pessoa para poder ultrapassar obstáculos como escadas e rampas. “A sensação que eu tive foi de medo, insegurança. Realmente não é nada fácil”, disse. Depois de ouvir as explicações, Maria das Dores concorda que agora ficou mais fácil atender os deficientes. “Estou mais segura em oferecer ajuda”, disse ela.