da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí
Em homenagem ao geógrafo falecido na manhã desta sexta-feira (16), em São Paulo, o prefeito Miguel Haddad anunciou que enviará à Câmara Municipal projeto de lei denominando o mirante existente na Serra do Japi de “Mirante Aziz Ab’Sáber”.
Presidente de honra da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), instituição que presidiu de 1993 a 1995 e da qual era presidente de honra, Ab’Sáber morreu em sua casa, em São Paulo, aos 87 anos.
Ele era um dos maiores especialistas em geografia física do país, cujas posições pioneiras em defesa do meio ambiente são um marco na luta pela preservação do patrimônio ambiental brasileiro.
Em 1983, então presidente do Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), Ab’Sáber assinou a lei de Tombamento da Serra do Japi, dando início ao processo de preservação da Serra, seguido, em nossa cidade, pela lei municipal 417, que criou o Sistema de Proteção das Áreas da Serra do Japi e o Conselho Gestor da Serra do Japi.
Segundo o prefeito de Jundiaí, “trata-se de uma homenagem singela, de reconhecimento ao que Ab’Sáber fez pela preservação do maior patrimônio natural de Jundiaí.
O Professor Ab’Sáber era conhecido por apreciar as paisagens naturais. Dar o seu nome ao mirante, do qual se contempla a Serra em toda a sua beleza, além do reconhecimento por parte dos jundiaienses pelo presente que deu à nossa cidade, nos pareceu ter um significado maior, algo que ele teria gostado”.