Banda Sinfônica leva 700 pessoas ao Polytheama

19/3/2012 - Jundiaí - SP

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

Gilberto dos Santos aproveitou a manhã de domingo (18) para fazer um programa em família. Acompanhado da mulher, pais e da filha Letícia, de apenas 6 anos, o músico assistiu de graça a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, que fez o concerto de estreia no interior de São Paulo no Teatro Polytheama, evento promovido pela Secretaria de Cultura.

“É um ótimo programa em família, além de assistir e ouvir música de qualidade, nos reunimos. Depois do concerto, vamos aproveitar para almoçar juntos”, comentou Gilberto, que já ensinou a filha a apreciar música clássica. “Quero aprender a tocar trombone igual ao meu pai, eu gosto muito de assistir essas apresentações”, disse a pequena Letícia.

O público, de aproximadamente 700 pessoas, foi recepcionado pelo prefeito Miguel Haddad, secretária de Cultura, Penha Camunhas Martins e de comunicação, Carmelo Paoletti Neto. Miguel apreciou o concerto e elogiou a participação do público.

Com muita animação, o regente Marcos Sadao Shirakawa fez a ligação entre banda e público. Marcos interagiu com a plateia e iniciou a apresentação explicando a diferença entre banda e orquestra sinfônica.

“A banda é composta por instrumentos de sopro como oboé, fagote, temos os instrumentos em madeira, metais e diversos na percussão. Mas, na família das cordas, temos somente os contrabaixos”, disse o maestro que ainda comentou “para nós é uma honra fazer a estreia dos concertos no interior em Jundiaí”.

O concerto contou com repertório variado e eclético como a abertura da Ópera “O Barbeiro de Sevilha” que, segundo o regente, é conhecida por sempre estar presente em desenhos animados.

Passou pela bela peça de Philipe Sparke, “Angel’s Gate”, que por meio da música descreve desde o nascer até o pôr do sol nas formações rochosas do Grand Canyon (Arizona – Estado Unidos) e encerrou com três medleys de rock com tema dos Beatles, Jovem Guarda e Carmem Miranda, que animaram o público.

Aplaudida pelo público em pé, a banda ainda fez um bis, que foi acompanhado palmas do público, regidas por Marcos Shirakawa.

A secretária de Cultura comemorou o sucesso do concerto. “O público jundiaiense se apropria cada vez mais da cultura e dos espaços culturais públicos. Estamos felizes com a resposta e participação da plateia. A secretaria prioriza a valorização dos artistas jundiaienses, mas também promove apresentações com outras bandas, conjuntos, cias de outras cidade para que a cultura seja democrática e a população tenha acesso aos diversos movimentos”, salientou Penha.

A apresentação da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo faz parte do programa Orquestra nos Parques, que recebe no dia 22 de abril, no Parque da Uva, às 11 horas, a Orquestra Sinfônica de Tatuí.

Compartilhe no Whatsapp