da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí
Possibilitar a inclusão dos adolescentes no mercado de trabalho como aprendizes e permitir seu desenvolvimento profissional. Esses são os principais objetivos do programa Aprendiz, que formou mais 33 alunos nesta quinta-feira (15), em cerimônia realizada na Sala Glória Rocha.
Desenvolvido há 14 anos pela Semads (Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social), o programa beneficia, anualmente, cerca de 400 jovens entre 14 a 16 anos em situação de risco social. A iniciativa é desenvolvida por meio do Crejuv (Centro de Referência da Juventude), com apoio do Senac, empresas e entidades sociais, além do incentivo do Ministério do Trabalho e do Emprego,
De acordo com Janis Leonícia Kunrath, Supervisora Educacional do Senac, o curso oferece aos jovens novas oportunidades. “ É gratificante poder saber que a partir desse primeiro passo, novas oportunidades de inserção no mercado de trabalho aparecerão, pois estão qualificado para uma nova fase na vida profissional”, disse.
Preparado para enfrentar o mercado de trabalho. É dessa forma que o adolescente Yuri Silva se sente para encarar os novos desafios. “Me sinto mais seguro para começar minha carreira. Quero ser Administrador de Empresa”, contou o aluno.
O Diretor de Proteção Básica, Laércio do Santos, ressaltou a importância da solenidade para os alunos e familiares. ” É um momento muito especial para osalunos e para as famílias. Pois mais uma etapa profissional foi vencida por eles”, afirmou Laércio.
As empresas que colaboram com o Programa Aprendiz são: K&G, Renault, Expoente Toyota, LGM, Mila Motos, Textil Abril, Lojas Rener, Houston do Nordeste, Boa Supermercados e Comercial Liberato. O programa também conta com o apoio entidades sociais ligadas à Pastoral do Menor da Igreja Católica.
A unidade do Crejuv, local onde podem ser feitas as inscrições para participação do programa, está localizada na rua Anchieta, 88, Centro. Mais informações no telefone (11) 4527 3760. No espaço, o adolescente também pode se inscrever em outros programas e oficinas culturais.