da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí
O projeto “Jundiaí é Digital” tem o objetivo de amplificar e facilitar o acesso da população, em especial de baixa renda, às ferramentas da internet. Para que isso seja possível, a Prefeitura trabalha para oferecer wireless em toda área urbana do município. A primeira fase da iniciativa foi lançada neste domingo (11), no Parque da Cidade, com a disponibilização do serviço para os frequentadores do Jardim Botânico, do Complexo Esportivo José Brenna (Sororoca) e usuários dos sete terminais do Situ (Sistema Integrado de Transporte Urbano) existentes na cidade.
Segundo o prefeito Miguel Haddad, o projeto dá continuidade à política da Prefeitura de Jundiaí de permitir o acesso do cidadão à tecnologia e informação. “A administração pretende, após essa primeira fase de implantação do serviço, analisar os resultados e ampliar o projeto para todas as regiões da cidade, com prioridade para os bairros”, antecipa o prefeito.
O projeto, idealizado pela Secretaria Municipal de Comunicação Social, foi desenvolvido pela Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun) e tem a parceria da DAE S.A. O secretário de Comunicação Social, Carmelo Paoletti Neto, explica que a sugestão para que a Cijun desenvolvesse o projeto atende a uma solicitação do prefeito. “Essa ação é mais uma oportunidade de facilitar o acesso às ações e aos serviços oferecidos pela administração, sem que o munícipe tenha que se preocupar com custos e aproveitando o tempo em que ele permanece nos terminais ou parques da cidade”, comenta o secretário.
Para viabilizar esse projeto, a Cijun vem trabalhando desde o ano passado. De acordo com seu diretor-presidente, Daniel Bocalão Júnior, toda a estrutura técnica foi montada nesses pontos para permitir que os usuários desse novo serviço possam dispor de conexões com até 100 mb/s. “Todo mundo pode se conectar”, aponta Daniel.
Também estiveram presentes no evento, o deputado federal, Luiz Fernando Machado, o presidente da DAE Jundiaí, Wilson Engholm, e demais autoridades.
Cadastro simples
Para ter acesso ilimitado ao serviço, o interessado deve preencher um formulário. Em cumprimento à lei, as conexões serão filtradas, ou seja, com restrição ao acesso a sites de conteúdo impróprio. De acordo com o diretor-presidente da Cijun, os equipamentos foram dimensionados para atender a demanda. “O número de antenas varia de acordo com a extensão do local, como o Parque da Cidade, por exemplo, que tem uma área maior”, explica.
O secretário de Comunicação destaca ainda que essa iniciativa solidifica a posição de Jundiaí, cujos investimentos nessa área conferiram-lhe as posições de 1ª colocada no Estado de São Paulo e a 5ª no ranking nacional no Índice Brasil de Cidades Digitais, criado pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD). “Para Jundiaí é clara a importância de se promover o acesso à tecnologia da informação. Assim, o programa Jundiaí é Digital continuará a contribuir nesse sentido”, conclui o secretário.
Pelo celular
A psicóloga Flávia Luchesi participou do lançamento da ação do “Jundiaí é digital”. Enquanto aproveitava os shows da banda “Perdidos da Noite” e da dupla Sérgio Luis e Felipe, ela acessava o Facebook direto do seu celular. “A internet está cada vez mais presente na rotina das pessoas e facilitar o acesso é fundamental”, disse.