da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí
A importância de se organizar para se fortalecer foi o destaque da palestra promovida nesta quarta-feira (07) pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, em parceria com a Codeagro (Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios).
A Codeagro é um órgão da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, que atua em 15 cédulas no Estado de São Paulo, com o objetivo de fortalecer o cooperativismo e o associativismo rural como meio de aumentar a competitividade dos produtos. O técnico Francisco Martins conversou com os agricultores no salão da igreja do bairro da Toca.
De acordo com Francisco, a competitividade é um elemento fundamental em qualquer setor de atividade e na área rural não é diferente. Ele destacou que, quando existem pessoas agindo isoladamente, a capacidade de conseguir se desenvolver e obter benefícios fica restrita.
“Estudos têm mostrado que os grupos organizados têm mais oportunidades de se desenvolver. Não é à toa que no Estado hoje, na área rural, já contabilizamos pelo menos 1,1 mil organizações que se formaram com esses objetivos”, disse. As organizações podem se consolidar por meio de associações ou cooperativas, dependendo dos objetivos que os participantes têm em mente. “A cooperativa, especificamente, tem caráter econômico, enquanto uma associação visa à união com intuitos sociais”, explicou.
Para o secretário de Agricultura de Jundiaí, Jorge Yatim, a promoção de ações como a palestra desta quarta-feira têm como objetivo oferecer subsídios para o desenvolvimento da atividade agrícola em nosso município. “São contribuições que podem abrir novos horizontes para o produtor rural, que enfrenta ainda muitos problemas e luta para se manter no campo”, disse.
Boas práticas culinárias
Após a palestra do técnico da Codeagro, o engenheiro Lourival Fagundes, da Secretaria Municipal de Agricultura, também fez uma importante palestra sobre boas práticas na elaboração de doces, geleias e compotas. A iniciativa complementa as atividades do programa Delícias do Campo, desenvolvido em parceria com o Fundo Social de Solidariedade.