da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí
O grupo temático de Planejamento e Desenvolvimento Econômico da AUJ (Aglomeração Urbana de Jundiaí) se reuniu nesta quinta-feira (1) para mapear as cidades da região. O encontro foi coordenado pelo secretário de Finanças, José Antonio Parimoschi, e contou com a presença de representantes das cidades de Campo Limpo Paulista, Louveira, Cabreúva, Várzea Paulista e Jarinu.
Entre os temas discutidos, foi tratado a oferta de incentivos fiscais aos empreendedores. “Temos que criar políticas públicas estruturantes que atendam as necessidades da região”, destacou Parimoschi.
O secretário sugeriu a organização das informações sobre as cidades que compõem a AUJ, a partir da Análise Swot – ferramenta utilizada na análise de cenário ou de ambientes. Vocação do município, acessibilidade, ameaças e oportunidades da cidade para o futuro servirão de base para montar o planejamento estratégico para a aglomeração.
“O maior desafio para aplicabilidade das políticas públicas é a questão dos recursos”, adiantou o secretário. “No entanto, é possível formar consórcios e equacionar os problemas comuns às cidades”, avaliou.
Os representantes das cidades que compõem a aglomeração têm até terça-feira (6) para encaminhar esse mapeamento aos municípios. “Vamos avançar na definição de políticas estruturantes. Afinal, temos o compromisso de promover a qualidade de vida das pessoas”, completou.