da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí
O prefeito Miguel Haddad participou nesta quinta-feira (17) do lançamento oficial da Festa Italiana di Jundiaí, que neste ano chega a sua 24ª edição. Também estiveram presentes os secretários Jorge Yatim (Agricultura e Abastecimento) e Penha Maria Camunhas Martins (Cultura), José Aparecido Marcussi, presidente do Iprejun, vereadores e deputados estaduais, entre eles Ary Fossen (PSDB).
A noite solene teve início com a benção e o agradecimento do pároco Carlos Cegollini. O religioso destacou que a festa traz como tema ‘A Festa Italiana mostra sua beleza ajudando a preservar a natureza’, acompanhando a Campanha da Fraternidade de 2011: “É fundamental que a sociedade se dedique às questões ambientais, estas que são essenciais para o nosso planeta”.
Miguel Haddad destacou a tradição da festa e a importância de manter viva a história dos imigrantes italianos que fizeram do Brasil a sua pátria. “Jundiaí tem um pouco da Itália em sua essência, uma vez que o seu desenvolvimento ocorreu, inicialmente, das plantações de uva. A festa resgata e valoriza esta história tão importante para o município”.
Em 2011, o evento contará com 900 voluntários, envolvendo a comunidade da Colônia, bairros vizinhos e também de outros pontos da cidade. Para o prefeito, a alegria e a solidariedade são os ingredientes principais para este sucesso: “O que faz a diferença é este sentimento de generosidade e união. Não tenho dúvida de que a organização terá ainda mais êxito neste ano”.
A 24ª Festa Italiana será realizada nos dias 14, 15, 21, 22, 28 e 29 de maio e 4 e 5 de junho. Assim como nas edições anteriores, os organizadores oferecerão ao público uma festa com muita alegria, música e comida farta.
Histórico - A Festa Della Colonia Italiana di Jundiaí foi idealizada em 1988, ano em que se comemorou o Centenário da Imigração Italiana no município. A renda arrecadada é utilizada em benefício das obras sociais da Paróquia Sagrado Coração de Jesus.