da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí
Cerca de 250 pessoas acompanharam, nessa terça-feira (7), palestra promovida pela Vigilância Sanitária de Jundiaí sobre boas práticas em estabelecimentos odontológicos. Profissionais especializados falaram para cirurgiões dentistas, técnicos e auxiliares de saúde bucal sobre as normas sanitárias voltadas à prevenção dos riscos físicos, químicos e biológicos no exercício da profissão.
De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde, Fauzia Abou Abbas Raiza, a iniciativa teve o objetivo de reciclar os profissionais e alertá-los quanto aos riscos pertinentes à profissão. “Foram convidados profissionais das redes pública e privada, pois entendemos que a reciclagem é importante para garantir a saúde dos profissinais e do paciente. Os consultórios têm de se adequar às normas e assegurar a qualidade do serviço”.
Jundiaí tem aproximadamente mil dentistas e 525 consultórios odontológicos. Segundo a gerente da Vigilância Sanitária, Amariliz Bassan Bertonha, “as informações passadas fazem parte da rotina de boas práticas, que são verificadas durante as inspeções. As palestras vão facilitar a vida dos profissionais”.
Quem participou aprovou as palestras. A auxiliar de Odontologia, Daniela Cristina Pereira, trabalha na área há dez anos, e ressaltou que o aperfeiçoamento é muito importante para o exercício da profissão. Outra auxiliar de Odontologa, Sheila Pires Motta, também destacou o aspecto positivo da iniciativa. “Sempre que possível participo de cursos e palestras. É um aprendizado a mais”, finalizou.