Comissão Consocial se reúne para definir regras

6/2/2012= - Jundiaí - SP

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

Três representantes do poder público, seis da sociedade civil organizada e um do conselho municipal fazem parte da Comissão Organizadora Municipal da Consocial (Conferência sobre Transparência e Controle Social) que se reuniu nesta sexta-feira (3), pela primeira vez, para definir as regras da conferência.

Com o tema “A sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública”, os encontros que acontecerão em nível municipal, estadual e federal vão promover um debate sobre transparência da gestão pública, além de estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle do uso dos recursos públicos. “Esta é uma determinação da CGU (Controladoria Geral da União), e as propostas serão encaminhadas para a conferência estadual. Em maio, com a conferência nacional, será elaborado um documento federal com todas as propostas para o país”, comentou Parimoschi.

O presidente da comissão organizadora explicou ainda que a CGU definiu quatro eixos de discussão. “Em Jundiaí vamos ter quatro grupos de trabalho para discutir cada um dos eixos e apresentar propostas. As mais votadas seguem para a conferência estadual”, adiantou. “Estamos definindo um modelo de participação, onde todos poderão votar em todas as propostas”, frisou.

Outro momento importante da Conferência, segundo Parimoschi, é a eleição dos delegados. “Jundiaí tem que eleger cinco delegados que defenderão nossas propostas na conferência estadual”. Ele adiantou também que no momento da inscrição pelo site da Consocial-Jundiaí, o participante já poderá se manifestar como candidato a delegado.

World Café

A metodologia escolhida para a organização da Consocial, em Jundiaí, foi o workshop conhecido como World Café. As três secretarias que representam o poder público municipal, Finanças, Negócios Jurídicos e Comunicação Social, definiram a contratação do Senac-Jundiaí, que tem experiência na aplicabilidade da metodologia World Café, para organizar o debate nos quatro eixos temáticos: promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos; mecanismos de controle social, engajamento e participação da sociedade para o controle da gestão pública; atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle; e diretrizes para a prevenção e combate à corrupção.

Pré-Conferência e Conferência

A novidade em Jundiaí fica por conta da realização de uma pré-conferência, com participação do corregedor geral de Administração do Estado de São Paulo, Gustavo Gonçalves Úngaro. O encontro está agendado para o dia 10 de fevereiro, sexta-feira, às 19h, no auditório do 8º andar do Paço Municipal.
A 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social acontece nos dias 28 e 29 de fevereiro, das 18h às 22h, no auditório Elis Regina, no Complexo Argos.

Compartilhe no Whatsapp