da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí
O Hospital Universitário (HU) promoveu, no último dia 13, curso de punção intraóssea para a equipe de enfermagem e médica. O treinamento, que teve a participação de cerca de 20 profissionais, teve o objetivo de tirar dúvidas sobre o uso do dispositivo automático para punção e os participantes tiveram a oportunidade de treinar o procedimento em um boneco.
A enfermeira responsável pela Educação Continuada do hospital, Cristiane Martho, explica que existem técnicas específicas para casos de emergência e que devem ser sempre treinadas e aprimoradas. “Com um paciente grave, quando não se consegue acesso venoso para a aplicação de medicamentos, não se pode perder tempo e a punção intraóssea deve ser feita. É uma técnica importante e os profissionais não devem ter dúvidas, por isso sempre promovemos estes cursos para aperfeiçoamento”.
Para o pediatra Fábio Amar, do pronto socorro infantil do HU, este é um procedimento muito importante. “Já precisei fazer punção intraóssea e, para casos graves, é excelente. Aprendi um pouco mais neste treinamento”, afirma. A enfermeira Manoela Müller destaca a rapidez da infusão de fluídos e medicamento. “Em uma emergência, a punção intraóssea é muito útil pois proporciona acesso rápido. Em questão de segundos o paciente já começa a receber o medicamento”.