Moradias em área de risco começam a ser demolidas

13/1/2012 - Jundiaí - SP

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

As demolições das moradias na área de risco do São Camilo e do antigo hospital psiquiátrico tiveram início nesta quarta-feira (11) e fazem parte de uma ação preventiva que teve início na semana passada, com a notificação de 72 família (19 do hospital psiquiátrico e 53 do São Camilo).

Os moradores foram comunicados pela Fumas (Fundação Municipal de Ação Social) e pela Defesa Civil, com base em um laudo do Instituto Geológico de São Paulo, que apontou as moradias classificadas em área de alto risco. Sandra Aparecida Tomé morou durante três anos na área do antigo hospital com três filhos. Na tarde desta quinta-feira (11) acompanhou de perto a demolição do seu barraco com sorriso no rosto.

“Não vou sentir falta de morar aqui. Além de ter problema com baratas, ratos e até cobras, eu e minha família saíamos de casa todas as vezes que a chuva chegava. Sempre tive medo dos deslizamentos, da infraestrutura do barraco e, para prevenir uma fatalidade, pegava meus filhos e ficava ou na igreja, ou na casa de algum amigo, até a chuva parar”, comentou a moradora que vai para uma casa no Jardim Tamoio.

As famílias notificadas receberão auxílio aluguel para que deixem os locais de risco. Os casos estão sendo analisados e amparados pela Fumas. As mudanças são realizadas pela Fumas.

Prevenção

A ação chega para complementar o programa de prevenção realizado pela Prefeitura de Jundiaí que removeu, nos últimos meses, 89 moradias do São Camilo e 99 do Balsan e antigo hospital psiquiátrico. Desse total, 67 famílias foram encaminhadas para o alojamento da Vila Graff e as demais para o auxílio aluguel.

Grande parte dos moradores da área de risco do São Camilo está sendo transferida para o Residencial Videiras. As famílias do Balsan e antigo hospital, cadastradas na Fumas, serão removidas para os apartamentos da Vila Tupi, que estão em construção.

Ainda na prevenção de eventuais eventos naturais, a Prefeitura, em parceria com o 12º GAC, atualizou o cadastro das moradias em área de risco, com informações como número de pessoas e animais em cada residência e atualização dos números de celulares para eventuais avisos em caso de fortes chuvas.

A Prefeitura de Jundiaí também conta com um grupo de prevenção de acidentes, que tem representantes da Fumas, Defesa Civil e demais secretarias, além de Polícias, Bombeiros, Guarda Municipal, entre outras corporações, para desenvolver trabalho integrado em eventuais acidentes que possam acontecer no município.

Compartilhe no Whatsapp