da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí
A DAE S.A. iniciou nesta segunda-feira os testes de fumaça para identificar infiltrações e irregularidades nas redes de esgoto. Ao longo do dia a equipe da PH Ambiental insuflou fumaça nos bueiros (PV – Poços de Visitas) das ruas Ângelo Mazzuia e Francisco Dal Santo, próximo à avenida 9 de Julho.
Nesta última rua já foi possível identificar possíveis irregularidades. Em uma das casas saiu fumaça do quintal, na direção da caixa de inspeção. Em outra a fumaça saiu no ralo do quintal (águas pluviais) mas não havia morador no local momento dos testes.
“Estamos fotografando e fazendo anotações. Depois vamos voltar em outro horário nestas casas que estão fechadas para conversar com o morador”, explicou a engenheira civil da PH, Renata Vieira Terra Fugimoto. Segundo ela, ainda é cedo para fazer balanços e dar diagnósticos do primeiro dia de teste. “Precisamos de algum tempo para analisar fotos e todos os dados que estamos colhendo na região.”
O surgimento da fumaça em ralos, pias, tanques, caixas de inspeção e outros pontos do imóvel ou da rua aponta para a possibilidade de ligações inadequadas ou com problemas. E, quando há ligações erradas, há entrada de água de chuva na rede de esgoto e aumento no volume de esgoto coletado, provocando o extravasamento.
Para identificar as irregularidades a DAE vai realizar o teste de fumaça em 3 mil residências. Se observar a fumaça dentro do imóvel, o responsável pelo local deve avisar o técnico que estará aplicando o teste. A fumaça é atóxica, não tem cheiro nem é prejudicial à saúde de pessoas ou animais. Neste primeiro momento a ação visa a regularização e não a penalização. Os moradores serão notificados sobre a irregularidade e orientados a fazer as alterações necessárias.