da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí
A DAE S.A. inicia os testes de fumaça para identificar infiltrações e irregularidades nas redes de esgoto na segunda-feira (9), a partir das 9h30. O ponto de partida será próximo à praça do Jardim Morumbi (localizada no cruzamento das avenidas 9 de Julho e Luiz Latorre).
Os testes serão aplicados na região da Avenida 9 de Julho e Rua do Retiro, e entre a rua Antônio Latorre e avenida Jundiaí. Técnicos da PH Ambiental, sob orientação de profissionais da DAE, aplicarão a fumaça diretamente nos bueiros (tecnicamente chamados de PV – Poços de Visitas) com o auxílio de um insuflador.
Quando insuflada, a fumaça “anda” até 150 metros em busca de uma saída. O surgimento em ralos, pias, tanques, caixas de inspeção e outros pontos do imóvel ou da rua aponta para a possibilidade de ligações inadequadas ou com problemas.
Neste caso, o responsável pelo imóvel deve avisar o técnico que estará aplicando o teste nas proximidades. A fumaça é atóxica, não tem cheiro (é semelhante ao gelo seco), nem é prejudical à saúde de pessoas ou animais. Além da fumaça poderão ser aplicados testes com corantes, materiais igualmente inofensivos à saúde.
Ligações irregulares
Nesta primeira fase da ação, o teste de fumaça será aplicado em 3 mil residências. O diretor presidente da DAE, Wilson Roberto Engholm, explica que o teste é uma das formas mais eficientes e rápidas para identificar pontos de infiltração e irregularidades na rede de esgoto. “Quando há ligações erradas, há entrada de água de chuva pela rede de esgoto”, explica. “É por isso que sempre que chove bastante, ocorre o extravasamento do esgoto em alguns pontos da cidade.”
Ele ressalta que a ação da DAE é focada na regularização e não na penalização. “Nosso objetivo é o de informar a existência do problema e seus possíveis efeitos”. Não há qualquer tipo de cobrança ou taxa a ser paga pelos moradores. Vale lembrar também que os técnicos responsáveis pela execução do trabalho, tanto da DAE quanto da PH Ambiental, estarão devidamente uniformizados e identificados.