Agendamento de consulta por telefone é aprovado por usuários

6/1/2012= - Jundiaí - SP

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

Com um mês de funcionamento, a Central de Agendamento de Consultas tem a aprovação dos usuários da rede pública de saúde. Funcionando com 15 atendentes, que trabalham das 7 às 17 horas, a Central já responde por 10% do total de consultas agendadas para atendimento médico nas Unidades Básicas de Saúde.

Na manhã desta quinta-feira (5), a secretária municipal de Saúde, Tânia Pupo, acompanhou o trabalho das atendentes, destacando que a iniciativa, além de garantir mais facilidade no agendamento, também amplia a oferta de vagas. “São dois pontos muito positivos: o usuário não precisa se deslocar até a unidade para marcar consulta e com a mesma equipe conseguimos ampliar a agenda em 30% em média”, ressaltou a secretária.

Das 42 mil consultas agendadas em dezembro, cerca de quatro mil foram feitas por telefone. Em algumas unidades a adesão chega a 90%, como é o caso da UBS Eloy Chaves. A unidade fez parte do projeto piloto, sendo a primeira a fazer os agendamentos por telefone. “A utilização da central está num ritmo crescente e temos a constatação de que a população está muito satisfeita”, disse Tânia. A expectativa é de receber cerca de 30 mil ligações mensais.

Ao acompanhar as atividades, Tânia constatou que em cerca de dois minutos o usuário tem o agendamento finalizado podendo, inclusive, escolher o melhor horário para atendimento em clínica médica, pediatria ou ginecologia, que são as especialidades disponíveis nas unidades de atendimento.

Ela explicou, ainda, que a ampliação de vagas na agenda deve-se ao acompanhamento feito pelas atendentes, que retornam ao usuário por telefone lembrando o dia e horário da consulta. “Se o usuário não atender ao telefone temos a opção de enviar uma mensagem com 24 horas de antecedência”, disse.


Com este método, a Secretaria Municipal de Saúde consegue reduzir o índice de ausência na consulta. “Com esse acompanhamento conseguimos reduzir as faltas em 30%.”

A Central de Agendamento de Consultas é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun). O agendamento é feito das 7 às 17 horas, no telefone (11) 4531-8670. De acordo com a supervisora, Enide Regina Travalim, a agenda utilizada na Central é a mesma da UBS, não havendo risco de desencontro de informações, uma vez que o agendamento também pode ser feito diretamente na UBS. “Mas os usuários aderiram e agradecem pela iniciativa”, enfatizou.

É o caso de Wagner Lopes Palla, deficiente físico, que achou o agendamento por telefone muito prático. “Antes eu ia na unidade para marcar e voltava no dia da consulta. Agora ficou muito mais fácil, pois sou deficiente e não tenho carro e nem condições financeiras para pagar táxi, então este método me ajudou muito”, frisou, destacando, ainda, a rapidez e a educação das atendentes. “Fui muito bem atendido, sem contar que foi tudo muito rápido”. Geraldo Bueno compartilha da opinião de Palla. “Tenho 76 anos e dificuldade de locomoção. Consegui marcar a consulta sem precisar sais de casa. Agora só saio para passar pelo médico. Foi muito bom.”

Para agendar a consulta, a atendente vai solicitar o número do cadastro do usuário. Na tela de atendimento, ela tem acesso ao nome do usuário, UBS de atendimento e às últimas consultas.

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