da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí
Representantes dos órgãos de Defesa Civil de oito municípios da região se reuniram, pela primeira vez, na manhã desta quarta-feira (4), no Complexo Fepasa, para a elaboração das propostas que serão encaminhadas ao Conselho da AUJ (Aglomeração Urbana de Jundiaí), presidido pelo prefeito Miguel Haddad. A principal delas dá conta da criação da Câmara Temática na AUJ, com a finalidade de garantir que todos os municípios que a integram tenham estruturas padronizadas para as ações de defesa civil, falem a mesma linguagem e apliquem as mesmas técnicas preventivas e assistenciais.
São sete os municípios que integram a AUJ: Cabreuva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira e Várzea Paulista. Mas, para efeito das ações de defesa civil e por meio de resolução específica do governo estadual, a cidade de Morungaba foi incluída.
Conduzido pelo tenente-coronel Marco Aurélio Alves Pinto, diretor do Departamento de Defesa Civil da Casa Militar do Governo de São Paulo, o encontro é o primeiro de uma série já programada.
O tenente-coronel dá conta da já sinalizada criação de um depósito regional para as defesas civis. “Teremos instalado brevemente um depósito aqui em Jundiaí, que atenderá a demanda de toda a AUJ, para assistência aos munícipes”, destacou.
Sônia Rossi e Ivo de Francheschi, respectivamente coordenadora e engenheiro da Defesa Civil de Jundiaí se encarregaram dos trabalhos de padronização entre os órgãos de cada município. Para tanto, foram expostos documentos formais sobre ocorrências de desastres, ações de prevenção e de assistência e narrativas de experiências.
Além disso, o engenheiro de Franceschi distribuiu para cada representante, um pluviômetro, equipamento que mede o volume de chuvas, em cada região de uma cidade. Ao final do encontro, os presentes receberam informações sobre o site do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e estabeleceram um painel de debates sobre meteorologia.