da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí
Uma grande festa marcou o encerramento das aulas do projeto “Batuta”, nesta segunda-feira (19), na sede do Funss (Fundo Social de Solidariedade). Na ocasião, ao invés dos instrumentos musicais, os alunos não desgrudaram dos presentes de Natal que receberam da presidente da instituição, Maria Rita Haddad.
Desenvolvido pelo Funss, em parceria com a AMA (Academia de Música e Artes), o projeto de inclusão social oferece, diariamente, aulas de teoria musical e formação de orquestra para crianças do Jardim Sorocabana. Apesar do pouco tempo de existência, o progresso dos alunos é evidente. Antoni Siqueira Souza, 10 anos, afirmou que passou a gostar de música clássica. “Agora que aprendi sobre as notas musicais e conheço mais dos instrumentos, posso dizer que acho a música clássica muito bonita”, disse o aluno que sonha em ser professor de música.
Maria Rita parabenizou os alunos e falou sobre a ampliação do projeto. “Para o próximo ano, iremos ampliar o projeto e beneficiar mais crianças de outros bairros carentes da cidade”, afirmou Maria Rita.
Para o professor de violino, Miquéias Pereira, o projeto musical agregou valor à formação e à vida das crianças. “A música ajudou a afinar a sensibilidade dos alunos, aumentou a concentração, desenvolveu o raciocínio lógico – matemático e a memória”, afirmou o professor.
Para os amigos João Vitor da Silva Santos e Lucas de Oliveira, o benefício de ser músico é poder alegrar a vida das pessoas.” A música deixa as pessoas felizes. Durante nossas apresentações, vi muitas pessoas emocionadas e alegres com a música que tocamos”, disse João, que retornará às aulas no início de fevereiro.