da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí
A marcação de consultas médicas para atendimento nas Unidades Básicas de Saúde agora pode ser feita por telefone. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, instalou a Central de Agendamento de Consultas. A iniciativa, que tem parceria com a Cijun (Companhia de Informática de Jundiaí), vai otimizar o sistema e permitir um melhor controle das consultas, resultando na redução do número de faltas.
De acordo com a secretária Tânia Pupo, a central faz o agendamento para consultas em ginecologia, clínica médica e pediatria que são as especialidades disponíveis nas unidades de atendimento. Segundo ela, esta nova metodologia vai facilitar, e muito, para os cadastrados nos serviços públicos, pois não haverá mais necessidade de se dirigir ao local para fazer a marcação.
Além da facilidade de agendar consultas por telefone, as atendentes ficarão responsáveis também por ligar para o paciente com 48 horas de antecedência e avisar sobre o dia e o horário da consulta. “Vamos lembrar o paciente e, caso ele não confirme o comparecimento teremos a possibilidade de agendar com outra pessoa”, disse Tânia.
Foram capacitadas 15 atendentes e a expectativa é de receber cerca de 30 mil ligações mensais. O diretor de Planejamento e Gestão de Projetos da Secretaria de Saúde, Antonio Francisco de Mello Aguiar, explicou que antes de ser expandido para todas as unidades, a Central funcionou por 15 dias em período de teste junto às unidades do Eloy Chaves e Hortolândia. “Pudemos sentir a aceitação dos usuários. O resultado foi muito positivo”, enfatizou.