Projeto do Funss forma alunos do Jardim São Camilo

1/12/2011 - Jundiaí - SP

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

O Funss (Fundo Social de Solidariedade) realizou, nesta quarta-feira (30), a formatura de 38 alunos dos cursos descentralizados de Cabeleireiro e Manicure, ministrados no Jardim São Camilo entre os meses de junho e novembro. Os certificados de conclusão foram entregues pelo prefeito Miguel Haddad, pela presidente da instituição, Maria Rita Haddad, pela diretora do FUNSS, Maria Olívia Gonçalves, pelo líder comunitário do bairro, Éder Guglielmi e pela professora Jandira Bacaro.

O processo de descentralização dos cursos teve início no ano de 2009 com o objetivo de facilitar o acesso de pessoas aos cursos profissionalizantes e permitir que elas tenham oportunidade de ingressar no mercado de trabalho. A aluna Andréia Santos Bastos encontrou no curso a possibilidade de trabalhar na própria casa. “Tenho cinco filhos e preciso estar perto deles. O curso me permitiu abrir meu próprio salão em casa, com isso posso fazer o meu próprio horário”, disse Andréia.


Só no ano de 2011 os cursos estiveram presentes em oito bairros da cidade considerados de maior vulnerabilidade social, entre eles Jardim Santa Gertrudes, Medeiros, Terra Nova, São Camilo, Vila Nambi, Cecap, Ivoturucaia e Parque dos Ingás. Para que os cursos sejam ministrados nos bairros, a comunidade deve enviar uma solicitação ao Fundo Social. Dessa forma, os cursos passam a ser realizados periodicamente nestes locais.

Para Maria Pereira do Nascimento, a descentralização permitiu maior qualificação profissional. “Já havia feito dois módulos do curso de cabelo na sede do Fundo Social, mas tive dificuldades de prosseguir nos módulos avançados por motivos de condução. Com a professora no bairro, pude terminar o curso”, concluiu a aluna.

Compartilhe no Whatsapp