Acontece nesta sexta-feira (18), no bairro do Corrupira, a 5ª edição do programa Saúde no Campo, desenvolvido pela Secretaria de Agricultura, em parceria com a Secretaria de Saúde e Unicamp. As atividades ocorrem das 12h às 15h, na rua Paschoal Bortolo, s/nº, ao lado da UBS do bairro.
O atendimento não será restrito aos interessados do bairro. A participação é aberta a agricultores de todas as regiões da cidade.
De acordo com o secretário de Agricultura e Abastecimento, Jorge Yatim, é importante que haja uma expressiva adesão, pois será uma oportunidade para usufruir de serviços como medição de pressão, avaliação para detecção de algum tipo de doença causada pela exposição a produtos agrotóxicos, teste de audição e palestras sobre práticas corretas no uso de equipamentos e defensivos agrícolas. A participação é gratuita e os interessados não precisam estar em jejum para participar dos exames médicos.
O objetivo do “Saúde no Campo” é proporcionar às pessoas que atuam na agricultura uma oportunidade de reavaliar as condições do ambiente em que desenvolvem suas funções e levantar se estão sendo acometidas por alguma doença oriunda do contato direto com produtos agrotóxicos.
O Saúde no Campo conta com a participação, também, do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), Instituto Agronômico de Campinas, CATI e Associação Agrícola de Jundiaí.