Quantos e onde estão as pessoas com deficiência de Jundiaí?

11/11/2011 - Jundiaí - SP

da assessoria de imprensa

O projeto "Censo Prazer em Conhecer” inédito em Jundiaí é uma parceria entre o Ministério do Trabalho do município e o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo CIESP e tem por objetivo mapear detalhadamente e fornecer uma visão precisa deste público na cidade.

A iniciativa dá-se pela dificuldade que as empresas encontram para cumprir as cotas de contratação de pessoas com deficiência prevista pela Lei de Inclusão Social, aprovada em 2004, que obriga as empresas com mais de cem funcionários a ocupar de 2% a 5% das vagas com deficientes.

Pesquisadores voluntários farão o questionário de porta a porta e iniciam o trabalho já nos próximos dias.  

Se por um lado há necessidade em cumprir a cota, existe também a preocupação do Ministério do Trabalho em capacitar o jovem que não esteja inserido no mercado de trabalho e, para tanto, saber onde está e quem ele é. É fundamental que a população colabore abrindo a porta e respondendo com seriedade ao questionário.

A APAE de Jundiaí já está sendo pesquisada. Ao todo hoje ela detém cerca de 927 assistidos que fazem parte desta estatística. A entidade ainda possui o projeto “Educação Profissional” cujo objetivo é qualificar jovens que já estão sendo capacitados e ingressam anualmente nas empresas da região.

A APAE de Jundiaí

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Jundiaí – foi fundada em 1957. Foi a primeira APAE no Estado de São Paulo e a terceira do Brasil. É uma instituição beneficente de assistência social que atua nas áreas de Saúde, Educação e Assistência social.

Possui estrutura para atender 1.200 pessoas mensalmente, desde recém-nascidos até a terceira idade. Oferece atendimento para bebês de Alto risco, crianças com atraso no desenvolvimento, crianças com dificuldades de aprendizagem, pessoas com deficiência mental e autismo e suas respectivas famílias. A APAE de Jundiaí ainda oferece atendimentos específicos nas áreas de psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, assistência social e fisioterapia para crianças de 0 a 6 anos.

Para mais informações sobre os programas e formas de ajudar à APAE de Jundiaí, acesse www.apaejundiai.org.br, ou ligue para 4588.2900.

Compartilhe no Whatsapp