Gatos que vivem no cemitério ganham alojamento

24/10/2011 - Jundiaí - SP

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

O cemitério Nossa Senhora do Desterro conta com uma iniciativa que tem melhorado a limpeza e o ambiente do local. Trata-se da instalação de alojamento e controle de proliferação dos aproximados 100 gatos que ali vivem.

À frente do grupo está Fátima Borges, que junto com Raquel Cristina Pereira, Dr. André Braggion e outros voluntários, desenvolvem ações como castração, adoção e catalogação de animais, além da construção de cinco alojamentos, banco de areia, compartimento para ração e, em alguns, até vasos com capim limão, para ajudar na digestão dos gatos. A construção foi custeada por uma das voluntárias.

Segundo levantamento, 116 gatos estão cadastrados atualmente. “Todos os animais contam com ficha, foto e tatuagem de identificação. O trabalho recebe apoio do diretor do Serviço Funerário, Claudio Dianin. “A ação realizada por esse grupo de voluntários é muito bem-vinda. Se os gatos não estivessem castrados, em um ano teríamos mais de 470 novos filhotes” afirma.

Raquel pede a colaboração dos visitantes e daqueles que quiserem ajudar com a alimentação dos bichanos. “Muitas pessoas gostam de colocar rações, mas pedimos que, ao invés de deixar espalhada pelo cemitério, que levem o alimento até a administração, que será encaminhado para os locais corretos”, explicou a voluntária.

Doação

Os interessados em adotar um gato do cemitério podem procurar a administração. “Primeiro fazemos uma análise do interessado e conversamos com a pessoa sobre os cuidados que o animal precisa receber. O futuro dono já recebe o animal castrado e assina um termo sobre a posse responsável”, afirmou.

Compartilhe no Whatsapp