da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí
Jundiaí ser reconhecida como a 1ª do Estado e a 5ª do País no ranking das cidades digitais não é por acaso. Para conseguir essas posições a Prefeitura contou com o apoio da Cijun (Companhia de Informática de Jundiaí), responsável pelo desenvolvimento de toda a estrutura que permite à administração municipal oferecer ao munícipe mais de duas dezenas de serviços virtuais. Foi dessa forma que Jundiaí teve reconhecida a sua capacidade de se relacionar com o cidadão para atendê-lo nas mais diferentes necessidades.
Constituída em ata no dia 19 de setembro de 1991, a Cijun possui um histórico de crescimento que pode ser medido pelos resultados apresentados nesses 20 anos. Seu diretor-presidente, Daniel Bocalão Júnior, revela que nessa área de atuação, os desafios sempre vão estar presentes.
“Cada vez mais as instituições, sejam elas privadas ou públicas, estão dependentes de tecnologia da informação e a Cijun age para manter-se sempre atualizada, capacitando seu quadro e de olho na grande competição do mercado”, comenta o presidente. Uma das novidades para breve será a implantação de uma nova sede da companhia, em imóvel localizado próximo à avenida 9 de Julho, onde ficará concentrada toda a área de relacionamento e desenvolvimento.
Além disso, está sendo elaborado também um projeto de ampliação do serviço 156, com mais terminais de atendimento, novos serviços e o desenvolvimento de uma pesquisa de satisfação. O 156 recebe hoje cerca de mil ligações por dia.
A comemoração dos 20 anos está marcada para o dia 8 de outubro, com um wokshop que acontecerá no ambiente de convenções do Quality Hotel. Nesse dia, todo o pessoal da Cijun estará reunido em uma intensa programação de atividades, que incluem palestras motivacionais e técnicas, integração e balanço das principais ações, dentre outras. “O trabalho é de todos e o mérito também deve ser compartilhado”, comenta Daniel Bocalão, que destaca o investimento também na ampliação do quadro de pessoal efetivo.
“Nós modernizamos o estatuto da companhia, para dar mais flexibilidade na realização dos serviços e, com isso, ampliamos o quadro em 20%”, informa. São hoje 70 funcionários fixos, mais estagiários e prestadores de serviços, somando cerca de 110 pessoas.
“No ranking nacional, ficamos na frente de potências como São Paulo e Campinas, o que mostra como estamos adiantados na questão da tecnologia da informação na gestão pública”, comemora Daniel, destacando que esse é um prêmio da cidade. Hoje, por meio do SIIM (Sistema de Informações Integradas Municipais) é possível conhecer com detalhes as demandas e as necessidades da população, tudo acontecendo com muita rapidez.