da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí
A Secretária de Saúde, Tânia Pupo, realizou neste sábado (17), a abertura oficial do 2º Simpósio de Urgência e Emergência de Jundiaí, no anfiteatro da Unip. O evento trouxe para a cidade profissionais de grande projeção no atendimento pré- hospitalar e de emergência para discutir o aprimoramento e a integração dos profissionais de saúde de Jundiaí e Região.
De acordo com a secretária, o evento busca atualizar os profissionais que trabalham com o segmento. “Esperamos com o Simpósio capacitar e agregar ainda mais conhecimento a todos que no serviço de urgência e emergência cuidam da nossa saúde de forma técnica e rápida”, afirmou Tânia.
Para o coordenador médico do SAMU, Dr. Marcelo Teixeira, a área de urgência e emergência está em expansão e precisa cada vez mais de profissionais. “Esperamos cativar novos profissionais e trocar experiências”, disse Marcelo.
A abertura do 2º Simpósio de Urgência e Emergência foi aberto com a palestra do Dr. Dario Birolini que abordou os seguintes temas: “Primeiro Trauma e o Desafio Social e Médico” e “Atendimento Inicial ao Traumatizado”. O evento, que será encerrado no domingo (18), teve a participação de estudantes e profissionais da saúde.
SAMU
O SAMU de Jundiaí conta com 91 funcionários, sendo 23 médicos, quatro viaturas de suporte básico e uma de suporte avançado. Mensalmente são cerca de 2 mil atendimentos.
Confira a programação de palestras para Domingo (18):
8h30 – Abertura – Dr. Adyr Bastos – Coordenador Municipal de Urgência e Emergência
9h – Peculiaridades no APH em rodovias
9h40 – Atendimento de vítimas presas em ferragem
10h50 – Resolução do COFEN 375/2011 e 379/2011
13h30 – Incidentes com múltiplas vítimas
14h10 – Reanimação cardiopulmonar – novas diretrizes
15h20 – Projeto Capacitação – SAMU 192
16h10 – Integração entre pré-hospitalar e o intra-hospitalar no atendimento ao traumatizado
17h - Encerramento