da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiái
De segunda a sexta-feira, Luiz tem uma rotina escolar que, além das aulas regulares, inclui atividades de dança, teatro, música, informática e jogos. O aluno chega à escola por volta das 7 horas, e, a partir daí, ele faz questão de aproveitar todas as oportunidades para aprender mais. “Até parece que o tempo passa mais rápido, porque fazemos as lições em salas diferentes e conseguimos aproveitar todas as novidades da escola”, disse.
Como não poderia ser diferente, o laboratório de Ciências é o lugar preferido do aluno. “Nas aulas, já me sinto quase um cientista”. O aluno se refere ao Programa de Ensino Sistematizado das Ciências (PESC), composto por uma série de materiais que proporcionam interrelações ao envolver alunos em práticas de investigação científica, desenvolvendo assim a capacidade de resolver problemas.
A estudante Laura de Barros está na mesma classe de Luiz e faz coro com o colega quando o assunto é ficar mais tempo na escola. “Agora, fica mais fácil para tirar todas as minhas dúvidas e utilizar tudo o que há de novo na escola. Além disso, é muito bom ficar mais tempo com os professores e amigos”.
Na EMEB João Luiz de Campos, o projeto da escola em Tempo Integral oferece essa nova oportunidade educativa aos estudantes há cerca de dois meses. Mesmo sendo algo novo para a unidade, a diretora da escola, Ângela Carolla, não se mostra menos satisfeita do que os seus alunos. “Temos todo o suporte da Secretaria de Educação e uma equipe pedagógica comprometida, por isso o trabalho segue por bons rumos”, afirmou. Ao todo, a escola atende 285 alunos em Tempo Integral.
Aprendizagem o dia todo
Hoje, além da EMEB João Luiz de Campos, a proposta abrange as EMEB´s Antônio Adelino Marques da Silva Brandão, Judith Almeida Curado Arruda e Rotary Club. Todas funcionam com uma jornada de oito horas diárias e carga horária semanal de 45 aulas, que estão divididas em 25 horas para o currículo básico e 20 horas para as oficinas curriculares.
A Secretaria de Educação entende a escola em Tempo integral na perspectiva de que o horário expandido represente uma ampliação de oportunidades e situações que promovam aprendizagens significativas e emancipadoras. Sendo assim, não se trata apenas de uma simples ampliação do conteúdo didático oferecido, mas, sim, de um aumento quantitativo e qualitativo do ensino. Assim, o Luiz, a Laura e os demais alunos terão mais chances de ser o que desejarem quando crescerem.