PAIT comemora quatro anos com resultados positivos

26/8/2011 - Jundiaí - SP

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

O PAIT (Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista de Jundiaí), desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, está completando quatro anos de existência. Para comemorar a data, os participantes do programa estarão reunidos nessa sexta-feira (26), no NIS (Núcleo Integrado de Saúde), a partir das 14h. O encontro será também para marcar o Dia Nacional de Combate ao Fumo, em 29 de agosto.

São mais de um bilhão de fumantes no mundo. Só no Brasil, 25 milhões. Em Jundiaí estima-se que 20% da população são tabagistas. As pessoas precisam se conscientizar quanto ao mal que o cigarro faz e parar de fumar. O cigarro participa, direta ou indiretamente, das três principais causas de óbitos em Jundiaí. 90% dos cânceres de pulmão são decorrentes do tabagismo.

O cigarro apresenta mais de quatro mil substâncias tóxidas, sendo a nicotina a que leva à dependência. O tabagismo apresenta riscos à saúde a curto e a longo prazo. Em pouco tempo, o fumante pode apresentar baixa resistência física, bronquite e impotência. A longo prazo, o tabagismo pode levar ao infarto, Acidente Vascular Cerebral (derrame), aneurisma, doença vascular periférica, câncer de pulmão, de laringe, ginecológico ou na cavidade oral.

Compartilhe no Whatsapp