COVID-19: Jundiaí amplia oferta de eletrocardiogramas

22/10/2020 - Jundiaí - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Desde maio quando houve a retomada gradativa da realização dos exames e consultas nas redes de Atenção Básica e Ambulatorial de Jundiaí, muitas pessoas que foram chamadas para a realização do eletrocardiograma declinaram da agenda em virtude do receio da COVID-19. Com a redução nos números de casos positivos da doença na cidade e o aumento das temperaturas – um dos fatores que interferem nas doenças cardíacas – a Prefeitura de Jundiaí amplia a oferta dos exames de eletrocardiograma neste mês de outubro com a abertura do Núcleo Integrado de Saúde (NIS) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) aos sábados. O foco é atender aos casos prioritários e realizar 2 mil exames a mais no mês.

A ação é forma de busca-ativa de pacientes, pois a COVID-19 fez com que muitas pessoas desistissem de fazer o exame por medo de sair de casa. No entanto, o acompanhamento às demais morbidades é fundamental. As doenças cardíacas, por exemplo, têm os riscos intensificados com as altas temperaturas. A ação foi desenhada prezando pelos regramentos sanitários e distanciamento social.

A atividade será realizada aos sábados, no NIS, com cerca de 100 exames, e nas UBSs que contam com o equipamento. Todos os exames serão laudados e o paciente sairá com encaminhamento para continuidade do cuidado na Unidade Básica de Saúde (UBS) em caso de normalidade, ou com encaminhamento para especialista no caso de detecção de alguma alteração. O agendamento será feito pelas equipes das UBSs, que entrarão em contato com os usuários, conforme o tempo de espera e a priorização dos casos.

Compartilhe no Whatsapp