Saúde realiza conscientização contra COVID-19 no Centro

14/10/2020 - Jundiaí - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

O primeiro sábado após Jundiaí entrar para a Fase Verde do Plano São Paulo de Retomada Econômica contou com ação de orientação e conscientização contra o novo Coronavírus, na região central de Jundiaí. Com a distribuição de panfletos detalhados sobre a COVID-19, sintomas e onde buscar atendimento, as equipes da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) e de demais Unidades de Gestão orientaram os consumidores que circularam pelo comércio de rua do Centro.

A ação de conscientização vem sendo realizada ao longo de toda a pandemia em locais identificados pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC), da Prefeitura de Jundiaí, como de vulnerabilidade ou de grande fluxo de pessoas. A atividade contempla a distribuição de máscaras – mais de 140 mil já foram entregues à população -, entrega de folhetos e orientação.

“A qualquer indicativo de sintoma a pessoa é encaminhada para o serviço de Saúde mais próximo para iniciar o isolamento próprio e de seus comunicantes por 14 dias, além do acompanhamento do quadro pelas equipes de monitoramento. Somente com a união será possível avançar contra a doença”, explica a diretora de Atenção Básica da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Andreia Pinto de Souza.

De acordo com o painel de monitoramento inteligente do CEC, disponível para o acesso da população no site da Prefeitura de Jundiaí, no link ‘Coronavírus’, a cidade, até sexta-feira (09), contabiliza 12.930 casos confirmados, sendo a região de maior ocorrência o Novo Horizonte, com 1.1730 casos positivos de COVID-19, sendo 95% já recuperados.

Os sintomas que podem indicar a contaminação pelo vírus Sars-CoV-2, causador da COVID-19, são: febre, dor de garganta e cabeça, tosse, perda de olfato e paladar, diarreia ou falta de ar. No surgimento desses sintomas, é necessário buscar pelo atendimento mais próximo da residência.

Compartilhe no Whatsapp