da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
Em continuidade às ações de orientação sobre o Novo Coronavírus determinadas pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC) da Prefeitura de Jundiaí, as equipes da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), com apoio de parceiros, realizaram atividade educativa contra COVID-19, na manhã deste sábado (3) na região do Morada das Vinhas, com entrega de máscaras, panfletos explicativos e, inclusive, oferta de testes rápidos e coleta de exame RT-PCR para as pessoas com sintomas sugestivos de COVID-19.
De acordo com a diretora de Atenção Básica da UGPS, Andreia Pinto de Souza, o objetivo é desenvolver a educação em Saúde na população. “Além do atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) com a realização dos testes, equipes circulam pelo bairro orientando sobre a importância do isolamento, do distanciamento social, uso de máscara, da higiene das mãos e do uso de álcool em gel. É a intensificação do trabalho que já é realizado diariamente pela equipe da UBS”, comenta.
Para o comerciante David de Oliveira Silva, 34 anos, a oportunidade de fazer o teste rápido para saber se já teve ou não a COVID-19 no sábado foi um alívio. “Trabalho com o público, tenho contato com muita gente ao longo do dia. É importante saber se já tive contato com o vírus”, avalia.
Abordada por uma das equipes de atuação nas ruas – formada por estudantes de Medicina e Enfermagem do Unianchieta, Faculdade de Medicina de Jundiaí, Faccamp e UNIP – a proprietária de uma barraca de frutas, legumes e verduras, Georgina Macenti, 57 anos, ficou satisfeita com a orientação recebida. “É muito boa essa ação. Aqui ainda tem gente que não usa máscara e pode, sem saber, transmitir o vírus para outras pessoas”, explica, lembrando dos casos assintomáticos, que mesmo sem apresentar ou apresentar sintomas leves da COVID-19, podem transmitir o vírus Sars-Cov-2 e contaminar familiares que fazem parte do grupo de risco.
A ação educativa tem sido realizada deste agosto em vários bairros identificados como prioritários pelo CEC e, terá continuidade ao longo das próximas semanas. Além de levar orientação à população, o objetivo das equipes fazer a busca ativa de novos casos, para a realização do bloqueio da transmissão a partir do atendimento e monitoramento realizado.