UBS São Camilo faz ação preventiva à covid-19

16/9/2020 - Jundiaí - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

O Jardim São Camilo recebeu neste sábado (12) ações de conscientização contra o coronavírus, com distribuição de máscaras e panfletos de orientação nas ruas do bairro sobre os cuidados para evitar a contaminação. Também foram realizados testes rápidos de covid-19.

A dona de casa Eva de Abreu, de 78 anos, se disse aliviada ao pegar o resultado negativo de seu exame. “Estou feliz da vida de ter tirado a dúvida. Mas também eu mereço: eu não não viajei, não fui a nenhuma festa, fiz tudo direitinho”, conta.

Dos 173 testes aplicados, 14 deram positivo, sendo orientados para o isolamento domiciliar. O objetivo da Prefeitura de Jundiaí, por meio do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC), foi reforçar os cuidados em áreas mais populosas e de maior vulnerabilidade.

Ações semelhantes também já foram realizadas no Centro e no Novo Horizonte, segundo explica a diretora de Atenção Básica à Saúde da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Andreia Pinto de Souza. “Apesar de estarmos evoluindo, é preciso ressaltar que a pandemia não acabou”, disse. “Ainda encontramos muitas pessoas com dúvidas em relação as medidas preventivas, fazendo uso incorreto de máscaras e até se recusando a usar. O uso de máscara é uma das medidas essenciais na prevenção da doença”.

Também participaram da iniciativa estudantes e professores de enfermagem do Centro Técnico de Enfermagem (CETEC) e alunos da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ).

“Ações como essa têm sido realizadas desde o início da pandemia em diferentes espaços públicos, inclusive praças e terminais de ônibus, e a participação da população é essencial”, diz a diretora Andreia. “Não podemos descuidar na prevenção ao coronavírus”.

Compartilhe no Whatsapp