Jundiaí realiza ação de conscientização sobre Coronavírus no Novo Horizonte

3/9/2020 - Jundiaí - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

O Jardim Novo Horizonte recebeu neste sábado (29) mais uma ação determinada pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC) da Prefeitura de Jundiaí para o combate à pandemia e à disseminação do vírus Sars-CoV-2, causador da COVID-19. Bairro líder em registros de casos positivos da COVID-19 na cidade – com 925 casos diagnosticados desde o início da pandemia, sendo 43 casos ativos e 18 óbitos – o Jardim Novo Horizonte registrou hoje a testagem de 221 pessoas, tendo sido identificadas 29 com resultado reagente para Sars-CoV-2, tendo sido colhido material para exame RT-PCR de 7 pessoas.

Cerca de 70 pessoas participaram da ação entre as seis equipes que circularam pelo bairro e os dois pontos fixos para testagem dos casos suspeitos. A iniciativa teve por objetivo identificar pessoas infectadas através de avaliação e testagem, além de orientar métodos de cuidados para isolamento e bloqueio da transmissão que ocorre na região.

De acordo com estudo desenvolvido pela equipe de Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), o Novo Horizonte é caracterizado por apresentar uma maior predominância do vírus na população jovem, grupo no qual a COVID-19 tende a ser menos grave. Esse público no entanto pode ‘carregar’ a doença para dentro de casa e acometer as pessoas com doenças crônicas e os idosos, mais vulneráveis à COVID-19.

Segundo Andreia Pinto de Souza, diretora do Departamento de Atenção Básica à Saúde, a conscientização dos jovens sobre a necessidade de manter o isolamento social, usar a máscara, não compartilhar objetos e intensificar a higienização das mãos tem sido a tônica das equipes nas campanhas. “O Novo Horizonte é um local onde identificamos um alto nível de contágio, principalmente entre os jovens, que continuam circulando em seus ambientes sem os cuidados necessários, motivo pelo qual estamos focando a ação para ampliar a conscientização sobre os riscos da doença”, aponta a diretora.

A Clínica da Família e a EMEB Professora Beatriz Blattner Pupo foram os dois pontos de testagem. As equipes circulantes, que passaram pelas ruas do Novo Horizonte e também em pontos como a feira livre do bairro, orientavam os moradores e explicavam de forma mais personalizada alguns procedimentos, como a forma correta de realizar um isolamento, quando necessário. “Quando uma pessoa apresenta teste reagente, ela e os demais familiares precisam permanecer em casa conforme indicação médica, o que muitas vezes gera dúvida de como proceder para realizar o isolamento de forma eficaz. Então, a orientamos”, ressalta a diretora.

A ação de conscientização realizada no Novo Horizonte se soma à tantas outras feitas desde o início da pandemia, como a distribuição de 140 mil máscaras em todo o município. A diretora também lembra que a ação poderá se repetir em outros bairros da cidade. “Estamos acompanhando todos os dias o perfil epidemiológico dos bairros para planejar futuras ações”, acrescenta.

Surpresa no teste

Trabalhadora da área da Saúde, Márcia Regina da Silva de Oliveira, moradora do Almerinda Chaves, foi abordada pelas equipes enquanto levava os netos Benício e Ísis até a feira. “Acho muito importante esse trabalho que estão fazendo hoje, porque as pessoas se descuidam, pensam que o vírus está muito distante”, destacou.

Assim também pensava a diarista Rosemere Maria da Silva, que passou pelo ponto fixo na Emeb apenas para perguntar sobre campanha de vacinação de sarampo. “Como eu já estava por aqui, fiz o teste e deu positivo para a Covid. Fiquei surpresa, porque não estou com nenhum sintoma”, disse, após ter passado pela médica e recebido o atestado de 7 dias para isolamento domiciliar. “Foi muito bom saber, porque agora vou tomar as providências necessárias e também tentar levar as outras pessoas da minha família para fazer o teste”.

Para a realização da atividade deste sábado foram acionadas equipes das Unidades de Gestão (UGs) de Promoção da Saúde (UGPS), Educação (UGE), Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), Rede Socioassistencial do Novo Horizonte, Cáritas Diocesana e representantes da população. Atuaram profissionais da Saúde, voluntários da Faculdade de Medicina de Jundiaí, professores e estagiários da UNIP, além da população local.

Compartilhe no Whatsapp