UBS Rami retomará atendimentos de rotina

3/9/2020 - Jundiaí - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

O espaço da Unidade Básica de Saúde (UBS) Rami, que operou entre os meses de abril a início de setembro como Unidade Sentinela (US) – exclusiva para o atendimento aos casos suspeitos do Novo Coronavírus – retorna, a partir de terça-feira (8), a funcionar como atendimento de rotina do equipamento de Atenção Básica da Prefeitura de Jundiaí.

Desde o início do funcionamento como US, o equipamento Rami atendeu a 3.466 casos suspeitos de COVID-19, o que representa 10,3% de todos os atendimentos realizados pelos serviços específicos. A adequação faz parte das ações identificadas a partir do cenário epidemiológico da pandemia, com análise do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC), que tem apresentado queda substancial nos números de novos casos, internações e óbitos.

Com a retomada do funcionamento normal da unidade, a população de 13.554 usuários cadastrados moradores da região e referenciados para a unidade, terão a oferta de atendimentos em geral como consultas clínicas, ginecológicas, pediátricas e e atendimento odontológico, vacinação, procedimentos e realização de exames no espaço construído na rua Cica, 1.345, Vila Rami. O atendimento será retomado seguindo os regramentos sanitários exigidos, com a capacidade equivalente a 75% do atendimento realizado em período anterior à pandemia da COVID-19.

Segundo o coordenador do CEC e gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera, assim como foram adequados os leitos públicos exclusivos para o atendimento aos casos do Novo Coronavírus, a estrutura dos demais serviços também são retomadas conforme a necessidade. “A Sentinela Rami foi a primeira a ser montada, em 4 de abril. Com a inflexão da curva pandêmica e a retomada das atividades econômicas gradativamente, os serviços também são adequados. Para o atendimento exclusivo aos casos com síndrome gripal a cidade mantém as USs Anhangabaú, Lago e Clínica da Família Novo Horizonte, além dos Prontos Atendimentos exclusivos ou com portas exclusivas e a Unidade de Pronto Atendimento do Vetor Oeste”, explica.

Compartilhe no Whatsapp