ColunistasCOLUNISTAS

Alvaro Lordelo

Autor: Alvaro Lordelo

O que fazer quando o marido quer viver como solteiro?

4/3/2024 - Jundiaí - SP

Muitas mulheres se sentem frustradas, magoadas e confusas quando percebem que seus maridos não estão mais comprometidos com o casamento e querem viver como se fossem solteiros. Convidamos Maicon Paiva, o Espiritualista e fundador do Espaço Recomeçar, uma Casa de Apoio Espiritual, para nos ajudar a entender essa questão.

Ele é especialista em Amarração Amorosa e tem mais de 20 anos de experiência em ajudar pessoas a lidar com questões amorosas. Ele conta que esse tipo de situação é frequente em seus atendimentos e que muitas mulheres relatam que seus maridos saem com os amigos, se envolvem em hobbies, viajam, flertam com outras mulheres e ignoram as necessidades e os sentimentos de suas esposas. 

Como lidar com um marido que quer viver como solteiro?

Segundo Maicon Paiva, o primeiro passo é tentar entender o que está por trás dessa atitude do marido. “Muitas vezes, o homem que quer viver como solteiro está passando por uma crise existencial, uma insatisfação pessoal, uma baixa autoestima ou um medo de envelhecer. Ele busca no estilo de vida solteiro uma forma de escapar dos problemas, das responsabilidades e das cobranças do casamento”, explica o especialista.

Nesse caso, a esposa deve ter paciência, compreensão e diálogo. Ela deve mostrar ao marido que o ama e que está disposta a ajudá-lo a superar essa fase difícil. Ela deve também expressar seus sentimentos, suas expectativas e seus limites, sem fazer chantagens, ameaças ou ultimatos. 

“A comunicação é essencial para que o casal possa se entender, se respeitar e se reconectar. A esposa deve evitar criticar, julgar, controlar ou sufocar o marido, pois isso só vai afastá-lo ainda mais. Ela deve, ao contrário, incentivar, elogiar, apoiar e surpreender o marido, mostrando que o casamento pode ser divertido, prazeroso e gratificante”, aconselha Maicon Paiva.

Estou casado, mas tenho vontade de ficar solteiro

Por outro lado, há homens que querem viver como solteiros porque simplesmente não estão mais felizes no casamento. Eles não sentem mais amor, paixão, admiração ou respeito por suas esposas. Se sentem presos, entediados, frustrados ou infelizes na relação. Eles querem experimentar novas aventuras, novas emoções e novas pessoas. Por isso, querem ter mais liberdade, mais autonomia e mais diversão.

Nesse caso, a esposa deve se perguntar se vale a pena continuar nesse casamento. “A esposa deve se colocar em primeiro lugar, se valorizar, se cuidar e se amar. Ela deve buscar sua felicidade, sua realização e sua paz interior. Ela deve se perguntar se o marido que quer viver como solteiro é o homem que ela merece”, orienta Maicon Paiva.

Amo minha esposa, mas está difícil o relacionamento

Há também homens que querem viver como solteiros porque estão enfrentando dificuldades no relacionamento. Eles amam suas esposas, mas não conseguem se entender com suas parceiras. Eles têm conflitos, brigas, desentendimentos e desgastes na relação, por isso, em vez de focar na solução dos problemas, buscam alternativas como se divertir fora do casamento.

“A esposa deve ter em mente que o casamento é uma construção diária, que requer esforço, dedicação, compromisso e renúncia de ambas as partes. Ela deve ter a disposição de mudar e de evoluir junto com o marido. Mas também deve saber que essa é uma via de mão dupla”, finaliza Maicon Paiva.

Compartilhe no Whatsapp