ColunistasCOLUNISTAS

Edson Carlos de Sena

Autor: Edson Carlos de Sena

O que torna algo vir a ser uma obra de arte?

25/12/2023 - Jundiaí - SP

Mesmo com as definições tradicionais, ainda é complexo definir se algo é ou não é obra de arte. Muitos preferem relacionar obra de arte àquilo que é belo aos olhos de quem a vê. Mas os padrões clássicos criam regras para que algo seja considerado uma obra de arte.

Podemos pensar na singularidade de algo como aquilo que torna esse algo em uma obra de arte. Por mais que se copie algo somente o primeiro teria a força de ser obra de arte. Parece que mesmo assim é complicado no mundo de hoje dizer se algo é ou não é obra de arte. Pesemos nos sites que nos levam virtualmente para dentro dos museus de artes. Agora ficou complicado dizer se o que vemos é ou não é obra de arte, não é verdade? Podemos dizer que na verdade as lentes das câmeras, de alguma forma, levam nossos olhos até a obra. Mas ainda é complicado dizer se o que vemos é de fato o original.

De outra forma, podemos dizer que, independente do original, a obra de arte é algo que vai além de sua singularidade enquanto objeto, pois os livros com seus poemas, contos... são obras de artes mesmo sendo copiados, pois o que importa é a experiência que eles causam nos leitores.

Se pesamos que obra de arte é tudo que é belo, então, o que pode ser definido como belo? E quando dizemos que tudo é arte, pois tudo depende do olhar de quem vê as coisas, as pessoas e o mundo. Será essa afirmação verdadeira?

O que você entende por arte? Acredito que o fato de pensarmos o que seja ou não seja arte já é arte. O ser humano é um ser belo e tudo que ele vê, ouve, sente, imagina pode ser considerado arte. Você concorda com essa afirmação? Então, tente criar um conceito de arte (e de obra de arte) para você que seja mais que delimitações, mas que transcenda o convencional.

Desejo um ano novo cheio de lindas obras de artes para você!

Compartilhe no Whatsapp