ColunistasCOLUNISTAS

Thales Kroth de Souza

Autor: Thales Kroth de Souza

Natal É Tempo Para Celebrar, Ser Feliz, Se Cuidar

25/12/2023 - Jundiaí - SP

O Natal é uma celebração mágica que reúne familiares, amigos e próximos para uma ceia especial onde geram boas risadas, memórias do passado, do presente, conquistas de um ano recente que passou e também vai deixar saudades, questões sobre a superação de desafios, a natureza humana de conseguir dar a volta por cima.

Realmente, o Natal não é aquela árvore bonita, iluminada, bem trabalhosa para ser montada e muito menos todos aqueles presentes que você possa imaginar: brinquedos, roupas, perfumes, cartões, bens tangíveis, bens intangíveis, carros, motos, pagamentos, alimentos, lembrancinhas ou itens de coleção. O Natal não é presente, é estar presente em um tempo que o relógio tem a mesma frequência do passado, mas anda muito mais depressa para compromissos, responsabilidades, tempos com amigos, lazer, trabalho e tantas atividades que criamos para estarmos produtivos e felizes.

Natal é a busca constante pela felicidade. E não importa o estigma social: rico, pobre, classe média, classe abastada, classe dos que passam perrengues para pagar uma dívida, a busca pela felicidade é você cumprir suas metas de acordo com as realizações que você se preocupa. Então, se isso te faz bem ao conduzir assim, faça bem feito.

Natal não é visitar parentes. Com certeza não é. Onde já se viu viajar 300km só para ouvir a mesma voz que você pode ouvir pelo telefone e, após algumas horas, começarem a discutir por questões bobas que não tem o mínimo cabimento? A verdade é dura na queda.

A obtenção de um prazer intangível que está ligado ao Natal passa pelas configurações do seu bem estar e sua fortaleza interior, o primeiro passo é saber se você está bem consigo mesmo, o segundo passo é saber se pode doar seu tempo, cuidados e interesse para outrem. Sem essas duas diretrizes, não pode haver, em hipótese nenhuma, a terceira que é deslocar-se em tempo-espaço para um cenário onde as pessoas vão perguntar sobre suas realizações, se está bem, se já se casou, tem filhos, é feliz.

Roupa suja a gente lava na máquina de lavar. Se há assuntos para serem tratados com irmãos e parentes, resolva logo, por incrível que pareça eu dizer isso, pois mais tarde pode ser tarde demais e você deve aproveitar que está na mesma estrada que aquela pessoa que você ficou mal-humorada. Não leve para o coração, leve para o abraço e se reconcilie depressa. Esse é um tesouro que não é possível roubar e você crescerá em sua saúde.

Natal é tempo de celebração. Celebrar qualquer coisa com qualquer um. Não precisa ser com familiares. Você tem amigos? Simples, faça em redes sociais e encontre-os apenas em locais públicos para segurança de todos. É tímido para dar o primeiro passo? Comece com algo que você domine: futebol, novelas, filmes, talvez uma habilidade profissional, um curso, uma característica de um prato que a pessoa está comendo ou que você vai pedir, a instrução de alguma coisa que você está prestes a fazer, entre outras ações. Assim, não seja a timidez seu obstáculo para fazer amigos, deixe as coisas fluírem.

Esse Natal pode ser muito fácil para sorrir por fora, mas muito difícil para sorrir por dentro. Acontece. Às vezes não estamos preparados para enfrentar tantas pesos e pesares, não machuque o coração tão fortemente. Sinta o luto, sinta a falta de alguém, mas com o raciocínio em saber como aquela pessoa quer ser lembrada, como aquela pessoa gostaria que você celebrasse o Natal. Cuide de você.

Envie para ksthales@gmail.com dúvidas, informações, sugestões e comentários.

Compartilhe no Whatsapp