ColunistasCOLUNISTAS

Alvaro Lordelo

Autor: Alvaro Lordelo

Maximize sua experiência de férias: como selecionar a hospedagem ideal

22/12/2023 - Jundiaí - SP

Ao sair de férias, um dos aspectos mais importantes é a hospedagem, a fim de escolher uma que se adapte aos gostos e às necessidades de cada pessoa e também ao orçamento.

Depois de reservar as passagens aereas, a escolha da hospedagem é um dos momentos mais importantes na organização das férias. Em sites como Decolar, é possível reservar pacotes turísticos para comprar passagens e hospedagem de forma econômica e prática.

Entendendo suas necessidades de hospedagem: dicas para escolher o lugar perfeito

Há várias maneiras de encontrar o lugar perfeito para se hospedar durante suas férias. Entre os fatores mais importantes para escolher a hospedagem ideal estão a área, as comodidades, o orçamento, o número de viajantes, entre outros.

Dependendo da área

Dependendo do destino, as opções de hospedagem podem variar. Há lugares que oferecem todos os tipos de hospedagens, como hotéis, flats, cabanas, glamping e outros, e há outros destinos que oferecem opções mais limitadas.

Uma das primeiras coisas a decidir é o destino da viagem. Se for um destino com praia, por exemplo, pode ser relevante que a hospedagem esteja próxima de algum acesso a ela.

Por outro lado, em lugares como as montanhas, a tranquilidade e o ambiente natural da hospedagem podem ser a prioridade, enquanto nas grandes cidades, uma forma de analisar a área a se hospedar pode ser a proximidade de diferentes pontos de interesse.

Cada pessoa poderá determinar quais são suas prioridades ao reservar uma estadia, considerando tanto a área quanto os outros aspectos: conforto, orçamento, espaço. 

Em cidades com várias atrações turísticas, é aconselhável procurar hospedagens estrategicamente localizadas para poder acessar todas elas a pé, o que costuma ser uma das formas mais práticas de visitá-las.

Em locais com praias, onde o principal atrativo é curtir a areia e o mar, quem não viaja com carro e não aluga um no destino deve procurar hospedagem próxima à praia para aproveitar ao máximo a viagem.

Mais uma vez, é necessário lembrar que a escolha da hospedagem é uma questão muito pessoal, na qual entram em jogo diferentes aspectos que determinarão o tipo de viagem que cada pessoa deseja fazer.

Conforme as comodidades

Outra maneira de selecionar a hospedagem ideal é de acordo com as instalações oferecidas pela hospedagem. Muitas pessoas optam por ficar em casas ou apartamentos equipados para cozinhar e descansar depois de um dia de turismo.

Há também muitos tipos de hospedagens, como os glampings, que oferecem entre suas comodidades uma piscina ou jacuzzi, para aproveitar ao máximo cada momento das férias.

Os hotéis geralmente oferecem diversas comodidades, como produtos de higiene pessoal, piscina, áreas comuns de entretenimento e muito mais.

Há uma grande variedade de hospedagens com características diferentes para que todos possam encontrar sua moradia ideal. Também em muitos destinos é possível encontrar locais de camping para aqueles que preferem aventura e contato com a natureza.

Há alguns anos, os glampings têm surgido entre as opções de hospedagem, combinando o contato com a natureza do camping com o conforto e as comodidades de um hotel.

Para quem gosta de estar em contato com a natureza, mas prefere uma estadia mais sofisticada do que acampar, o glamping é ideal.

Conforme o orçamento

O orçamento disponível para as férias é um dos aspectos que, em muitos casos, é decisivo. Em sites como Decolar, você pode consultar as diferentes opções de hospedagem, comparando o conforto e o preço de cada uma delas.

O custo de um hotel, apartamento, casa, glamping ou albergue pode variar de um destino para outro, dependendo da época em que você viaja e também das comodidades e da infraestrutura de cada destino.

Os hotéis com tudo incluído tendem a estar entre os tipos de hospedagem mais caros, mas geralmente são mais econômicos do que outros tipos de hospedagem mais exclusivos.

Conforme a quantidade de pessoas

Para famílias numerosas ou para pessoas que viajam com um grupo grande de indivíduos, um complexo de cabanas, uma casa ou um apartamento grande geralmente é conveniente em termos de valor e também do conforto de compartilhar o mesmo espaço de convivência.

De qualquer forma, tanto para quem viaja sozinho ou acompanhado, quanto para quem viaja em grandes grupos, as opções de hospedagem são muito amplas e podem ser escolhidas desde apartamentos até hotéis, tudo dependendo do estilo e do gosto de cada um dos viajantes.

 

Benefícios e desvantagens dos diferentes tipos de hospedagens

Além de considerar os gostos pessoais ao reservar uma hospedagem, também é necessário considerar os benefícios e as desvantagens de cada uma.

Por exemplo, uma hospedagem pode ser muito vantajosa do ponto de vista econômico, ou seja, pode ser mais barata do que outra, mas talvez seja muito longe ou não tenha todas as comodidades necessárias.

Ao escolher uma hospedagem para as férias, vários fatores devem ser levados em consideração. Os que podem ser um benefício ou uma desvantagem são: a área em que está localizada, o preço, as comodidades que oferece, o horário de check-in e check-out, entre outros.

Muitos hotéis agora aceitam animais de estimação, para aqueles que viajam com suas mascotes. Também é possível encontrar hotéis exclusivos para maiores de 18 anos, para aqueles que desejam passar as férias em uma área somente para adultos.

Um apartamento pode ter a vantagem de ser mais econômico e oferecer a possibilidade de cozinhar no local, embora sua desvantagem possa ser o fato de não ter um serviço de limpeza incluído.

No entanto, os benefícios e as desvantagens de cada tipo de hospedagem variam de acordo com as necessidades de cada pessoa. Cada viajante deve avaliar quais aspectos são mais interessantes para ele ao reservar sua hospedagem.

Passagens aéreas e hospedagem: como encontrar as melhores ofertas

Uma das melhores maneiras de encontrar as melhores ofertas em passagens aéreas e hospedagens é visitando o site de Decolar. Lá você encontrará muitas opções para viajar para milhares de destinos nacionais e internacionais.

Em Decolar, você encontra uma grande variedade de passagens, hospedagens e pacotes turísticos, para que cada pessoa possa organizar sua viagem de acordo com suas necessidades. Lá é possível verificar preços e disponibilidade para organizar sua viagem com antecedência.

Se você tiver datas de viagem flexíveis, uma das melhores maneiras de encontrar passagens e hospedagens baratas é escolher os meses de baixa temporada, que variam de acordo com o destino.

Hoje em dia, é possível encontrar muitas opções para uma viagem sonhada sem gastar muito, e Decolar é um dos melhores lugares para encontrar tudo o que você precisa para aproveitar ao máximo suas férias.


 

Compartilhe no Whatsapp