ColunistasCOLUNISTAS

Edson Carlos de Sena

Autor: Edson Carlos de Sena

Quanto custam os bons devaneios?

20/12/2023 - Jundiaí - SP

Para começar, vamos saber o que é devaneio:

Devaneio ou sonhar acordado é o desprendimento das próprias imediações de um indivíduo, durante o qual seu contato com a realidade é difuso e parcialmente substituído por uma fantasia visionária (Wikipédia).

Bem, iremos falar, aqui, sobre os devaneios de pessoas com quadro psíquico tido como normal, ou seja, vamos falar dos bons devaneios. Pois ter devaneios é uma coisa normal na vida do ser humano.

Então gente, para além da definição de devaneio, quanto custa os bons devaneios? Eu diria que eles são preciosos quando bons de verdade. É uma viagem que nos liberta a alma. Temos a oportunidade de experimentar coisas que nem com a intenção do nosso raciocinar poderíamos experimentar. É uma viagem sem precisar de substâncias químicas que prejudicam o ser humano, ou seja, as drogas.

Você tem muitos devaneios gostosos? Se não, é de se lamentar. Mas eu acredito que a nossa imaginação pode ser treinada. Você acredita nisso? Espero que sim. Coisas como leituras descompromissadas com a realidade, como as que encontramos em alguns livros podem ajudar a treinar nossa mente a fazer viagens gostosas, mas eu não posso comprovar isso cientificamente, pois é mais uma crença da minha parte. Os filmes também podem ajudar nessas viagens legais dos nossos pensamentos.

Quando em lugares como as oficinas de teatro começamos a criar situações imaginárias acredito que, de algum modo, nossas mentes se dispõem a experiências novas, mas elas somente se tornam devaneios quando estamos desfocados do mundo real e mergulhamos dentro de nos mesmos para lugares que não temos ideia de como é que chegamos neles.

Na terapia psicanalítica, muitas vezes, os pacientes voam despercebidamente para outro mundo, ou seja, para lugares e situações que muitas vezes não seriam alcançados se não fosse pela terapia. Claro que a terapia psicanalítica não tem como foco principal os devaneios aleatórios, mas eles são bem-vindos também. Mas não podemos confundir os devaneios com os conteúdos do inconsciente, mesmo que eles também estejam, muitas vezes, ligados.

Tem pessoas que tem medo dos devaneios, pois temem a loucura. Mas, quando prazerosos, eles podem ser válvulas de escape. Há devaneios que libertam a alma e renova as nossas energias. Se você é uma pessoa que tem muitos bons devaneios, então, você é uma pessoa muito sortuda, não é verdade? Os devaneios fazem parte da vida psíquica normal e tê-los é um benefício para nossa mente e diria até para o nosso corpo, pois mente e corpo são uma só coisa. Desejo-lhe bons devaneios.

Compartilhe no Whatsapp