ColunistasCOLUNISTAS

Edson Carlos de Sena

Autor: Edson Carlos de Sena

Como ter bons pensamentos?

17/12/2023 - Jundiaí - SP

A resposta à pergunta do título deste texto pode ser aquilo que muitos almejam, não é verdade? Mas ela existe para muitas pessoas e, logicamente, para muitos casos. Há situações (casos) em que ter a predominância de bons pensamentos é algo muito desafiante e em algumas situações (casos) isso é até considerada como algo impossível. Mas há casos em que alguns exercícios podem ajudar muito. Mas, aqui, não vamos delimitar situações (casos), pois o alcance de determinados exercícios que vamos expor aqui podem ter efeitos diferentes na vida de cada pessoa.

Uma ponto muito importante e que é o principal exercício para se ter bons pensamentos é que os bons pensamentos são construídos, ou seja, eles são frutos de experiências. Assim como há experiências que traumatizam as pessoas, há experiências que oxigenam a vida interior das pessoas.

Muitas pessoas dizem que não conseguem controlar o fluxo de pensamentos ruins que vem às suas mentes e que sofrem muito com isso. Muitas chegam a frequentar vários tipos de terapias e chegaram até a consumir inúmeros tipos de medicamentos, mas elas dizem que nada resolve suas situações.

Bem, o que proponho, aqui, não deve ser um caminho que leve ninguém a deixar a sua terapia tradicional ou uso de medicamentos. Mas o que proponho é uma via complementar e muitas vezes a primeira via para quem nunca buscou outra terapia ou uma ajuda médica.

Voltando ao tema principal, é importante entendermos que nossas experiências é algo que forma de maneira acentuada a nossa vida interior. Pensemos em pessoas que tiveram muitas experiências negativas em suas vidas, para elas se torna mais difícil pensar em coisas boas. Então, o que propomos para essas pessoas é que elas busquem dar novo significado à vida através de boas experiências.  Para isso elas podem precisar da ajuda de outras pessoas, como a do terapeuta da abordagem Nutrição do Espírito, que por enquanto somente existe o autor deste texto.

É necessário para as pessoas que buscam esta melhoria em suas vidas que elas compreendam que elas têm que passar de serem pessoas que vivem de modo passivo aos acontecimentos da vida para serem pessoas que gerenciem as suas futuras experiências. Para isso é necessário criar uma rotina e uma agenda para a busca de boas experiências para que, assim, elas oxigenem suas vidas interiores para que suas mentes comecem a se acostumar com as lembranças de bons acontecimentos. Relembrar boas lembranças vividas anteriormente, seja pessoalmente (somente a pessoa consigo mesma) ou com outras pessoas, também é de grande valia.

Outro ponto muito importante é que para ter bons pensamentos é necessário fazer um pouco de esforço, pois a mente precisa entender o comando que diz que você quer mudar a dinâmica de seus pensamentos.

Uma terceira questão é analisar se os ambientes onde você vive e frequenta são benéficos ou se eles lhe prejudicam. As amizades não boas também podem influenciam você a ter maus pensamentos.

A leitura de bons livros também podem lhe ajudar nessa trajetória de luta contras os pensamentos ruins.

É importante dizer que pensamentos não desejáveis não somem por completo, mas quando construímos boas experiências de vida fica mais fácil lutar contra eles e, assim, ter boa qualidade de vida.

Saiba mais sobre a abordagem terapêutica Nutrição do Espírito por meio deste link: https://www.jundiaionline.com.br/colunistas/a-nutricao-do-espirito-uma-abordagem-terapeutica-6727

Compartilhe no Whatsapp