ColunistasCOLUNISTAS

Edson Carlos de Sena

Autor: Edson Carlos de Sena

Quando a mensagem precisa revelar algo além do que é verbalizado.

13/12/2023 - Jundiaí - SP

Os oprimidos nem sempre conseguem expressar seus sofrimentos. E os receptores, na maioria das vezes, negam-se a perceber o que é transmitido além do verbal. As dores dos que sofrem a opressão não podem serem medidas, mas elas podem ser mais claras aos olhos dos que veem o sofrimento.

Desde muito tempo, vivemos a negação da realidade do que realmente vive o povo brasileiro, mas não é uma negação de comunicação, mas sim de sensibilização. Todos sabem que muitos brasileiros sofrem por não ter seus direitos básicos respeitados, mas nem todos se comovem de modo adequado. As palavras e as imagens passam e no final de tudo continua tudo igual. O pobre continua sempre pobre. As ações do Estado, melhor dizendo, dos governantes visam mais um fazer propaganda de si do que resolver os problemas que são latentes.

Mais um ano chega ao seu final e os problemas da nação brasileira ainda são praticamente os mesmos. Falta uma vida digna para o povo. A pergunta é: o que esperar para o ano que logo vai se iniciar? Acredito que somente acontecerão mudanças reais se elas forem buscadas com vivacidade. E esta busca não vem, de modo espontâneo, de cima para baixo, mas ela deve partir do clamor do povo que, de alguma forma, incomode, de verdade, os ouvidos de nossos governantes.

Temos que aprender a nos comunicarmos de todas as maneiras necessárias para que realmente tomemos a atenção dos que devem nos ouvir, nos ver e nos sentir. Temos que aprender a sensibilizar. Temos que usar as palavras mais reais que possam expressar a nossa dor. O mundo tem que aprender a nos ouvir de modo mais completo. Temos quer fazer explícito o que é apenas implícito.

Precisamos, como momento de luto, de em nossas festas fazer memória aos que padecem por falta do que comer, do que vestir e de onde morar. Precisamos falar mais sobre nossas dores nas ações de artes que fazemos. Talvez, assim, as pessoas aprendam a nos ouvir verdadeiramente.

No mais, não podemos perder a esperança, pois a luta faz parte do caminho para a vitória.

Desde já, Feliz Ano Novo!

Compartilhe no Whatsapp