ColunistasCOLUNISTAS

Edson Carlos de Sena

Autor: Edson Carlos de Sena

A Voz do Tempo: reflexões necessárias

4/12/2023 - Jundiaí - SP


Como começo de reflexão, temos a seguinte afirmação: O tempo é algo que parece ser palpável, mas ele não é uma substância. Muitos desejam que o tempo passe, porém muitas pessoas têm dificuldade de lidar com o tempo, pois ele é visto como um sinal de desgaste.  Todos, nas diferentes fases da vida, lindam com o tempo de modo diferenciado. Enquanto que a criança deseja crescer, a maioria dos adultos têm dificuldades de lidar com as consequências que o tempo impõe sobre o corpo e a mente.

É muito importante aprendermos a lidar com o tempo de modo sadio. E um dos grandes obstáculos para lidar com o tempo de modo maduro é a ansiedade.  O mundo civilizado criou muitos campos de ansiedade que fazem com que o homem viva sob um estado de tensão, anseios, medos e muitos outros sofrimentos. Mas o que são campos de ansiedade? Campos de ansiedade são todas as coisas que criam expectativas, medos e desejos que acabam, na maioria das vezes, influenciando o comportamento das pessoas e seus estados interiores.

Em todos os lugares da vida civilizada há campos de ansiedade, como no jornal da TV, na pregação dos líderes religiosos, na escola, na família etc. Mas é importante saber que os campos de ansiedade não vêm somente de fora, mas nós mesmos criamos campos de ansiedade. Isso de modo consciente e de modo inconsciente. E saber lidar esses campos de ansiedade é melhorar a qualidade de vida.

Toda a história do ser humano é marcada por ansiedades que muitas vezes foge do quadro normal da ansiedade.

Muitas reflexões sobre a ansiedade revelam que o que mais prejudica o ser humano são as necessidades criadas com objetivo de que o homem e a mulher consumam produtos, serviços e ideologias capitalistas.

Hoje, com o advento das novas tecnologias nas áreas da comunicação e informação, os campos de ansiedades estão cada vez mais se proliferando e muitos anseios, desejos, medos estão cada vez mais presente na vida do ser humano da atualidade.

O ser humano de hoje precisa encontrar sentidos mais consistentes para sua vida. Mas para isso se faz necessário aprender a lidar com o tempo de modo mais tranquilo.

Mas é importante dizer que o tempo é algo que tem sua forma fixa de ser e que nós é que somos inconstantes. Devemos encarar o tempo como uma coisa boa e que está ao nosso favor. Relacionar-se com o tempo de modo sadio é fruto do amadurecimento humano.  Temos que aceitar a voz do tempo que ecoa como uma ordem de continuidade da vida.

Compartilhe no Whatsapp