ColunistasCOLUNISTAS

Alvaro Lordelo

Autor: Alvaro Lordelo

Café da manhã saudável: dicas para começar bem o dia

22/11/2023 - Jundiaí - SP

A primeira refeição do dia é para muitos especialistas a refeição mais importante do dia. É na hora do café da manhã que nosso corpo ingere os primeiros alimentos do dia.

Por ser a primeira ingestão de nutrientes e vitaminas após um período de jejum, é bastante desejável que essa refeição contenha alimentos saudáveis. Consumindo os alimentos corretos é bem possível começar o dia com mais disposição e energia.

 

Além do pão com leite

É tradição da maioria dos brasileiros uma refeição mais simples e prática pela manhã como o pão com manteiga, café e leite. Até mesmo um pão caseiro simples é bastante popular. Embora tudo isso seja delicioso, os nutricionistas recomendam a inclusão de alimentos saudáveis como frutas, ovos e até mesmo vegetais.

O motivo é de fato a facilidade de ingestão de nutrientes pelo nosso organismo nessa primeira refeição após um longo período sem alimentos. Dessa forma, é possível incluir alimentos nutritivos e ao mesmo tempo deliciosos na primeira refeição do dia, garantindo todos os seus benefícios saudáveis.

 

Alimentos para um café da manhã saudável

Frutas

Pensando no consumo de bons alimentos pela manhã, as frutas sem dúvidas podem e devem estar à mesa. A dica é apostar em frutas de fácil consumo, alguns exemplos:

É possível optar por consumir as frutas inteiras, picadas ou mesmo batidas com leite.

 

Cereais e Sementes

Cereais e grãos podem facilmente ser incluídos no café da manhã, garantindo uma boa dose de fibras para o organismo. Alguns exemplos:

É possível consumi-los com leite, frutas e iogurtes, garantindo todos os seus benefícios.

 

Ovos

Eles são ricos em proteínas e talvez sejam o alimento mais prático para ser utilizado na culinária. É possível consumir ovos em diversos preparos e em qualquer refeição.

No café da manhã é possível consumi-los de diversas maneiras, de omeletes a mexidos. Alguns preparos como a crepioca e bolinhos fit são bastante populares.

 

Leite e Iogurtes

O ideal é apostar naqueles sem açúcares e gorduras para o consumo pela manhã. A praticidade também é enorme, pois é possível consumir leite e iogurtes com frutas, mel e cereais.

 

Dicas para um café da manhã mais saudável

Evite o açúcar

Não é novidade que o açúcar é um alimento que só traz malefícios ao nosso organismo, independente do preparo e da refeição.

Dessa forma, evitar alimentos ricos em açúcar no café da manhã é um ótimo hábito. Se possível, até mesmo o açúcar do cafezinho deve ser evitado.

Muitas pessoas possuem o péssimo hábito de consumirem doces e até mesmo refrigerantes no café da manhã.

 

Não tenha pressa 

É importante fazer a refeição sem pressa, mastigando e engolindo os alimentos de maneira lenta e natural. Muitos dos problemas digestivos são causados por uma alimentação apressada.

Se precisa trabalhar ou estudar pela manhã, opte por acordar mais cedo para desfrutar do seu café da manhã com mais tranquilidade.

 

Não exagere

Comer exageradamente deixa a barriga estufada e causa incômodos como enjoo, azia e indisposição. E você não quer isso, principalmente no começo do dia, não é?

Em qualquer refeição, a moderação é importante para evitar problemas digestivos e até mesmo a obesidade.

Espero que você tenha gostado das dicas.

 

 

 

Compartilhe no Whatsapp