ColunistasCOLUNISTAS

Anderson Zanchin

Autor: Anderson Zanchin

Cia. Trilha de Teatro - apresenta "O Plano" Uma história da luta abolicionista

26/10/2023 - Jundiaí - SP

"O Plano": Espetáculo teatral mostra história da luta abolicionista. Cia. Trilha de Teatro
“O Plano”: Espetáculo teatral mostra história da luta abolicionista. Cia. Trilha de Teatro

A Cia. Trilha de Teatro, um coletivo cênico com 25 anos de atividades na região da Baixada Santista, apresenta a sua mais recente produção teatral: “O Plano”, dirigido por Miriam Vieira. A dramaturgia, assinada por Ronaldo Fernandes, foi inspirada no podcast homônimo criado pelo historiador Thiago André.

O objetivo, tanto do podcast quanto do espetáculo, é trazer à tona a memória histórica da população negra no Brasil, uma narrativa frequentemente esquecida e negligenciada.

“O Plano” é mais do que uma peça de teatro; é uma tentativa de preservar parte da luta abolicionista do país e apresentar os principais personagens por trás do plano articulado por homens pretos de grande relevância para a história do Brasil. Infelizmente, essas figuras importantes foram apagadas pela história oficial, e este espetáculo visa corrigir essa injustiça histórica.

Miriam Vieira, que assina a direção, destaca a importância desse projeto e complementa: “Fomos contemplados no Proac Baixada Santista, edital regional que a secretaria da cultura do estado extinguiu, mas que nos permitiu produzir esse projeto que foi concebido para ser um espetáculo de texto para empretecer pensamentos”.

"O Plano": Espetáculo teatral mostra história da luta abolicionista
“O Plano”: Espetáculo teatral mostra história da luta abolicionista

A produção teatral realizará uma temporada de duas apresentações gratuitas na cidade de Santos, no prestigiado Teatro Guarany. Além disso, o espetáculo será levado a duas outras cidades da Baixada Santista: Cubatão e São Vicente, proporcionando um maior acesso a essa poderosa narrativa.

Uma parte essencial deste projeto é o engajamento direto com o público. Após cada apresentação, haverá uma roda de conversa, envolvendo a direção, o elenco e os espectadores. Estas sessões proporcionarão uma oportunidade única para discutir não apenas as questões temáticas do espetáculo, mas também os elementos estéticos que  tornam uma peça de arte tão impactante.

“O Plano” representa um passo importante em direção à preservação e à celebração da rica herança cultural da população negra no Brasil. Ao trazer à luz essas histórias e personagens frequentemente negligenciados, a Cia. Trilha de Teatro está contribuindo para uma narrativa mais inclusiva e autêntica da história do país.

Mais sobre “O Plano”

 

"O Plano": Espetáculo teatral mostra história da luta abolicionista. Cia. Trilha de Teatro
“O Plano”: Espetáculo teatral mostra história da luta abolicionista. Cia. Trilha de Teatro

O projeto “O Plano”, ao trazer à luz a história do movimento abolicionista do Brasil como uma conquista do povo negro e não como um presente dado pelos representantes do império, desempenha um papel fundamental na promoção da autoestima da população negra. Reconhecer-se como seres pensantes, inteligentes, articulados e capazes de elaborar um plano que resultou no fim da escravatura no Brasil é uma maneira poderosa de combater estereótipos prejudiciais.

 

“A afirmação de nossa identidade como um povo que sempre lutou e se mobilizou em busca de conquistas é essencial. Esta luta tem raízes profundas que remontam aos tempos em que éramos um povo escravizado. Não devemos aceitar a falsa narrativa de que apenas a malandragem é a contribuição dos negros para a cultura brasileira.”, afirma Ronaldo Fernandes.

 

A escolha do Teatro Guarany como local para duas apresentações não poderia ser mais significativa. Santos, cidade que foi declarada território livre, é um símbolo do movimento abolicionista. Ao longo das décadas de 1870, a cidade foi palco de um dos movimentos de abolição mais organizados do Brasil.

 

"O Plano": Espetáculo teatral mostra história da luta abolicionista
“O Plano”: Espetáculo teatral mostra história da luta abolicionista

Santos também era vista como uma “terra prometida” para os escravizados fugidos das fazendas cafeeiras do interior paulista, abrigando diversos quilombos, incluindo o famoso Quilombo Jabaquara. Nesse contexto, em 1886, o major Joaquim Xavier Pinheiro liderou uma campanha com o objetivo de promover a libertação de escravizados. Em 27 de fevereiro, em uma cerimônia realizada no prédio da Praça dos Andradas, a Câmara Municipal de Santos promulgou a Lei Saraiva-Cotejipe, declarando livres todos os escravizados com mais de 60 anos.

 

A história de Santos e o movimento abolicionista que ali floresceu são parte integral da narrativa que “O Plano” busca contar. Este espetáculo não apenas ilumina o passado, mas também inspira reflexões sobre o presente e o futuro, reforçando a importância de reconhecer a contribuição vital da população negra para a construção da identidade cultural brasileira.

 

“O Plano” é mais do que uma peça de teatro; é um lembrete poderoso de que nossa história é rica, complexa e digna de ser celebrada. Essa história precisa ser contada e essa é a convicção artística da Cia. Trilha de Teatro, acreditando na importância da arte para as mudanças urgentes do nosso país.

Mais sobre a Cia. Trilha de Teatro

 A Cia. Trilha de Teatro, um coletivo com sede na cidade de São Vicente, acumula 25 anos de intensa atuação no cenário artístico. O grupo se destaca por suas produções inovadoras e impactantes que abordam uma ampla gama de temas e questões sociais. Ao longo de sua trajetória, o grupo realizou diversas montagens que marcaram a cena teatral da região e além.

"O Plano": Espetáculo teatral mostra história da luta abolicionista
“O Plano”: Espetáculo teatral mostra história da luta abolicionista

Atualmente, a companhia está em cartaz com a peça “Benjamim: O Filho da Felicidade”, que oferece um recorte da trajetória de Benjamin de Oliveira, o primeiro palhaço negro do Brasil. Este espetáculo estreou em 2018 como parte do projeto “Manufatura de Monólogos” produzido pelo SESC Santos. Além disso, ele teve participações no 5º Mirada – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas e na Ocupação Benjamim de Oliveira, promovida pelo Itaú Cultural.

 

A história da Cia. Trilha de Teatro começou com a montagem do espetáculo infanto-juvenil “O Menino que Desejava Voar”, que marcou os primeiros passos do grupo. Em seguida, produziram “Romeu e Julieta – Um Romance de Virar a Cabeça”, uma adaptação infanto-juvenil da obra de William Shakespeare.

 

Em 2006, deram vida a uma nova adaptação infanto-juvenil de outra obra clássica de Shakespeare, “Macbeth”, que recebeu o nome de “MAC & BETH – Eleição e Confusão na Pequeno Rei”. Essa produção foi premiada e ocupou importantes espaços culturais, como a Sala Jardel Filho do Centro Cultural São Paulo, SESCs e outros.

A Cia. Trilha de Teatro também mostrou sua resiliência durante a pandemia, criando o espetáculo “Amâncio”, que foi transmitido por meio da plataforma Zoom e selecionado para prestigiosos festivais como o FestKaos, Cena Bárbara e Cia Cênica-Mostra Resistência.

Ficha Técnica de “O Plano”

 

Texto: Ronaldo Fernandes

Direção: Miriam Vieira

Elenco: Fabiano Di Melo, Hugo Henrique, Kevelin Salvador, Jair Moreira, Maithê Moraes e Victor Casimiro.

Cenografia: Ale Machado e Rodrigo Caesar.

Figurino: Paola Caruso

Figurino Assistente: Jamili Limma

Iluminação: Cia Trilha

Designer Gráfico: Alexandre Barbosa

Fotos: Beth Nagô

Filmagem: Lucas Rodrigues

Produção: Marcus Di Bello

Gestão: Via Arte

SERVIÇO:

Estreia: 27 de outubro de 2023, às 20 horas

Local: D.A.C – Dispositivo Artístico e Cultural PLATAFORMA – Rua Vereador Diego Pires de Campos, 121 – São Vicente

Temporada

03 e 04 de novembro às 20hs no Teatro do Kaos – Praça Coronel Joaquim Montenegro, 34 – Cubatão.

10 e 11 de novembro às 21hs no Teatro Guarany – Praça dos Andradas, 100 – Santos

12 de novembro de 2023, às 20 horas no D.A.C – Dispositivo Artístico e Cultural PLATAFORMA – Rua Vereador Diego Pires de Campos, 121 – São Vicente

Compartilhe no Whatsapp