ColunistasCOLUNISTAS

Edson Carlos de Sena

Autor: Edson Carlos de Sena

Fragilidades

22/8/2023 - Jundiaí - SP

Como as rosas, as pessoas também têm suas fragilidades. Há momentos em que somos mais frágeis que em outros. Somos organicamente e psiquicamente frágeis. E aceitar nossas fragilidades é um ato de amadurecimento.

A cultura em que vivemos nem sempre apresenta essa face do ser humano, a de nossa fragilidade. E apresentar esta verdade de que somos todos frágeis é uma ação que deve ser vista desde quando começamos a compreender o mundo, mas isso não deve ser feito de qualquer modo, pois deve ser feito com o proposito de educar de maneira crítica, ou seja, reflexiva. E pode até ser necessária para essa apresentação de nossas fragilidades a ajuda de profissionais qualificados para isso. Os pais devem buscar a maneira mais acessível para essa formação, esse ensinamento sobre nossas fragilidades. E isso é para que as crianças e os jovens assimilem de forma mais adequada possível essa nossa realidade de que somos todos frágeis.

Mas somos também fortes? Sim, ao mesmo tempo que somos frágeis somos fortes e mais fortes do que os leões. E isso não deve ser negado em nós: a nossa força. E o que nos faz fortes é, também, a aceitação de nossas fragilidades, pois é nessa aceitação que encontramos maneiras de superação.

A superação é uma característica daqueles que treinam constantemente para aprenderem a viver a vida de modo verdadeiro. Superar é se restabelecer quando é necessário. E esse se restabelecer é uma condição necessária para termos uma vida verdadeiramente humanizada.

Na vida humana, é necessário também, como forma de reconhecimento de nossas fragilidades, respeitar os processos próprios da vida humana, que tem haver também com a vida em sociedade. Uma das causas de estados desiquilibrados de ansiedade é o não respeitar os processos que as coisas exigem, sejam as coisas que nos são internas e as que nos são externas. Cada pessoa vive e enxerga as coisas de maneira diferente e precisamos respeitar as individualidades, e isso inclui respeitar o modo como as pessoas processam as situações de cada momento.

O autoconhecimento, também, é fundamental para a aceitação de nossas fragilidades, de nossos limites e nossas capacidades, ou seja, nossas forças. Buscar o autoconhecimento é uma sabedoria. Pois quem se conhece sabe melhor dirigir a própria vida. E isso também na perspectiva de superação.

Somos frágeis. Sim, somos frágeis. É necessário aceitarmos essa nossa realidade para crescermos como seres humanos e, assim, respeitar a nós próprios e aos outros.

Sabendo que ninguém é o dono da verdade absoluta, esperamos que esta simples reflexão possa lhe ajudar de alguma maneira.

Abraços inclusivos e afetuosos!

Caro (a) leitor (a), eu sou psicanalista e presto serviços online. Meu endereço para agendamentos é pelo site: https://eupsicanalista.blogspot.com/  ou diretamente pelo e-mail: eupsicanalista@gmail.com .

 

Compartilhe no Whatsapp