ColunistasCOLUNISTAS

Alvaro Lordelo

Autor: Alvaro Lordelo

A poderosa avicultura brasileira: Conquistando vantagens na crise econômica e inflação

23/7/2023 - Jundiaí - SP

Um setor em ascensão, a avicultura brasileira se fortalece em meio à crise econômica e à inflação, mostrando-se como uma alternativa promissora e resiliente para o mercado nacional.

Mercado e indústria na avicultura 

Descubra como a avicultura brasileira está superando os desafios econômicos e aproveitando a inflação para fortalecer sua cadeia produtiva a cada ano. Conheça os dados e informações relevantes sobre o assunto e a redução do remédio para galinha botar.

 

A avicultura brasileira tem desempenhado um papel fundamental na economia do país, representando um setor de destaque tanto no mercado interno quanto no mercado internacional. Com uma posição de liderança no ranking mundial de exportações de carne de frango, o Brasil se destaca pela sua capacidade produtiva, qualidade do produto e pelo desenvolvimento de tecnologias inovadoras na criação de aves.

 

De acordo com um relatório recente publicado no Agrofy News, a crise econômica e a inflação que afetam o Brasil em 2023 têm impulsionado a cadeia avícola. 

1. Adaptação e resiliência: A avicultura brasileira enfrentando a crise econômica

 

A crise econômica pode ter impactos negativos em diversos setores, mas a avicultura brasileira tem mostrado uma notável capacidade de adaptação e resiliência. Diversos fatores têm contribuído para essa situação favorável:

 

Demanda Interna Forte: O consumo interno de carne de frango no Brasil continua em ascensão, mesmo em momentos de crise. A avicultura tem sido capaz de suprir essa demanda crescente, garantindo o abastecimento do mercado nacional.

 

Competitividade Internacional: A qualidade do produto e os custos competitivos tornam o frango brasileiro atraente para o mercado externo. Com a desvalorização da moeda nacional, as exportações têm se mostrado vantajosas, impulsionando o setor e fortalecendo a economia do país.

Aproveitando a inflação: Oportunidades para a cadeia avícola

Enquanto a inflação é geralmente vista como um fator negativo, a avicultura brasileira tem encontrado oportunidades para crescer e fortalecer sua cadeia produtiva:

 

Preços Competitivos: A inflação impulsiona o aumento dos preços dos alimentos, incluindo a carne bovina e suína, tornando o frango uma alternativa mais acessível para os consumidores. Isso resulta em um aumento na demanda e no consumo de carne de frango, favorecendo a avicultura brasileira.

 

Substituição de Proteínas: A inflação também pode levar à substituição de proteínas mais caras, como a carne bovina, pela carne de frango, que possui um preço mais competitivo. Essa mudança de preferência dos consumidores impulsiona a demanda e fortalece a cadeia avícola do país.

3. Investimentos em tecnologia e sustentabilidade

Para garantir a sua competitividade e sustentabilidade, a avicultura brasileira tem investido cada vez mais em tecnologia e práticas sustentáveis. Esses investimentos trazem benefícios significativos para o setor, incluindo:

 

Melhoria da Eficiência Produtiva: A adoção de tecnologias avançadas, como sistemas automatizados de alimentação e monitoramento, contribui para a melhoria da eficiência produtiva nas granjas avícolas. Isso resulta em uma produção mais eficiente e um melhor aproveitamento dos recursos disponíveis.

 

Redução do Impacto Ambiental: A avicultura brasileira tem se empenhado em adotar práticas sustentáveis, como o tratamento adequado dos resíduos gerados nas granjas e a redução do consumo de água e energia. Essas medidas visam minimizar o impacto ambiental da produção avícola e contribuir para a preservação dos recursos naturais.

Observações mercado avícola

A avicultura brasileira enfrenta os desafios econômicos e inflacionários de 2023 com determinação e estratégias eficientes. A sua capacidade de adaptação, o crescimento da demanda interna e a competitividade internacional têm impulsionado o setor, fortalecendo a economia do país.

 

Aproveitando a inflação, a avicultura têm encontrado oportunidades para expandir sua participação no mercado interno, conquistando consumidores que buscam alternativas mais acessíveis e saudáveis.

 

Além disso, os investimentos em tecnologia e sustentabilidade garantem a eficiência produtiva e a redução do impacto ambiental, posicionando a avicultura brasileira como um setor moderno e responsável.

 

Com a combinação desses fatores, a avicultura brasileira continua a se destacar como um dos principais players no mercado global, fornecendo produtos de qualidade e contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do país.

 

Referências:

 

Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA)

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Brazilian Chicken

Observação: Os links acima de “referências” são nofollow. Adicionado somente para dar um diferencial ao artigo.

 

 

Compartilhe no Whatsapp