ColunistasCOLUNISTAS

Alvaro Lordelo

Autor: Alvaro Lordelo

A avicultura brasileira: Um setor em crescimento e desafios

23/7/2023 - Jundiaí - SP

A avicultura brasileira é um dos setores mais importantes da agropecuária nacional, contribuindo significativamente para a economia do país e para o abastecimento interno e externo de produtos avícolas. 

Avicultura brasileira

Conheça um pouco da atual situação da avicultura no Brasil, analisando dados e informações fornecidos por um analista de mercado de aves do CEPEA (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada).

A situação atual da avicultura brasileira

De acordo com o analista de mercado de aves do CEPEA, a avicultura brasileira apresenta um cenário favorável de crescimento e expansão. O Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de carne de frango do mundo, com uma produção anual que supera a marca de 13 milhões de toneladas e com redução em remédio para galinha botar.

Crescimento impulsionado pela demanda interna e externa

O mercado interno exerce um papel fundamental no crescimento da avicultura brasileira. O consumo de carne de frango no Brasil tem aumentado consistentemente nos últimos anos, impulsionado pela preferência dos consumidores por uma carne mais acessível e saudável. 

 

Além disso, o país tem se destacado como um importante fornecedor global, exportando seus produtos para diversos países.

Desafios a serem superados

Apesar do cenário positivo, a avicultura brasileira enfrenta desafios que demandam atenção e soluções eficientes. Entre os principais desafios destacam-se:

 

1. Biossegurança

 

A manutenção de altos padrões de biossegurança é essencial para prevenir a ocorrência de doenças avícolas e garantir a qualidade dos produtos. Investimentos em tecnologia e capacitação são necessários para fortalecer as medidas de biossegurança nas granjas e unidades produtivas.

 

2. Sustentabilidade ambiental

 

A avicultura brasileira também enfrenta o desafio de conciliar o crescimento do setor com a preservação ambiental. A implementação de práticas sustentáveis, como a gestão eficiente dos resíduos e a redução do consumo de recursos naturais, é fundamental para garantir a sustentabilidade a longo prazo.

 

3. Competitividade Internacional

 

Apesar de sua posição de destaque no mercado internacional, a avicultura brasileira enfrenta uma concorrência acirrada com outros países produtores. Para manter sua competitividade, é necessário investir em inovação, pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias, visando aumentar a eficiência produtiva e reduzir os custos.

Observações

Com investimentos em biossegurança, sustentabilidade e competitividade, a avicultura brasileira pode continuar a se fortalecer e a enfrentar os desafios com sucesso.

 

Com uma demanda interna crescente e uma posição sólida no mercado global, a avicultura brasileira tem um futuro promissor. Ao abordar os desafios da biossegurança, sustentabilidade ambiental e competitividade internacional, o setor pode garantir sua sustentabilidade a longo prazo.

 

Portanto, é essencial que os produtores, empresas, pesquisadores e o governo continuem a trabalhar em conjunto para promover o crescimento sustentável da avicultura brasileira. Investimentos em tecnologia, treinamento e inovação são fundamentais para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que se apresentam.

 

Com uma estratégia bem planejada e ações efetivas, a avicultura brasileira tem o potencial de se consolidar ainda mais como um setor de destaque, gerando benefícios econômicos, sociais e ambientais para o país. 

 

O futuro da avicultura no Brasil é promissor e cabe a todos os envolvidos trabalharem juntos para alcançar esse potencial máximo.

 

Referências: CEPEA. Analista de mercado de aves do CEPEA fala sobre atual situação da avicultura. 

 

Compartilhe no Whatsapp