ColunistasCOLUNISTAS

Alvaro Lordelo

Autor: Alvaro Lordelo

Como funciona as clínicas de reabilitação para dependentes químicos e alcoólatras

13/7/2023 - Jundiaí - SP

Ela funciona com o apoio de uma equipe multidisciplinar.

Assim, oferece apoio psicológico e médico para que o dependente químico receba todos os cuidados necessários para passar pelo processo de desintoxicação de forma eficaz.

 

As clínicas de recuperação para dependentes químicos e alcoólatras são instituições especializadas no tratamento e recuperação de pessoas que lutam contra o vício em substâncias como drogas e álcool.

 

Essas clínicas oferecem um ambiente protegido e seguro, com uma equipe multidisciplinar que visa ajudar os pacientes a superar sua dependência e construir uma vida saudável e livre do vício.

Algumas informações sobre o funcionamento das clínicas de reabilitação

Avaliação inicial:

 

Ao ingressar em uma clínica de recuperação em Maringá, o paciente passa por uma avaliação inicial realizada por profissionais da saúde, como médicos, psicólogos e terapeutas.

 

Essa avaliação ajuda a determinar o nível de dependência, identificar problemas de saúde física e mental relacionados e desenvolver um plano de tratamento individualizado.

Qual é a melhor clínica psiquiátrica do Brasil

Não é possível determinar com precisão qual é a melhor clínica psiquiátrica do Brasil, pois a avaliação de uma clínica pode depender de diversos fatores, incluindo as necessidades individuais de cada paciente e a especialidade de tratamento buscada. 

 

Além disso, as opiniões sobre a qualidade de uma clínica podem variar. No entanto, existem várias clínicas psiquiátricas de renome no Brasil, conhecidas por sua excelência no tratamento de transtornos mentais. Alguns deles incluem: Instituto de Psiquiatria referência em psiquiatria e possui uma ampla gama de serviços, incluindo ambulatório, internação e pesquisa.

Quanto tempo um dependente químico precisa ficar internado

A maioria dos dependentes de drogas precisa de acompanhamento profissional quando decide parar de usar drogas. Para determinar o melhor tratamento, o médico responsável faz uma avaliação cuidadosa da condição médica do paciente.

Quando possível, o tratamento ambulatorial é o mais indicado. Porém, nos casos mais graves, a hospitalização será necessária.

 

Essa internação terá duração máxima de 90 dias, (3 meses) e se o paciente depender de uma avaliação do tipo de medicamento, do padrão de uso e da comprovação da impossibilidade de utilização de outras alternativas terapêuticas. Esse prazo pode se estender.

Qual é a etapa mais difícil da recuperação de um dependente químico

Das fases de recuperação da dependência química mencionadas acima, a fase de reabilitação é a mais crítica porque exige esforço, dedicação e atenção. É nessa fase que o dependente precisa mais do que nunca do apoio dos membros da família.

 

A recuperação de um químico dependente é um processo complexo e desafiador, composto por várias etapas.

 

No entanto, a identificação da etapa mais difícil pode variar de pessoa para pessoa, pois cada indivíduo enfrenta diferentes obstáculos e desafios em sua jornada de recuperação.

 

No geral, algumas etapas que são consideradas difíceis incluem:

 

Reconhecimento do problema: Aceitar e reconhecer que se tem um problema de dependência química pode ser extremamente difícil. Muitas vezes, os dependentes químicos lutam contra a negação, a vergonha, o medo do julgamento e a relutância em buscar ajuda. 

 

Compartilhe no Whatsapp