ColunistasCOLUNISTAS

Alvaro Lordelo

Autor: Alvaro Lordelo

Sinais de relacionamento abusivo

4/7/2023 - Jundiaí - SP

Veja quais são os sinais de relacionamento abusivo mais comuns e como agir para fortalecer a relação de forma definitiva

Um relacionamento abusivo é aquele em que uma das partes exerce poder e controle sobre a outra, causando sofrimento físico, causando transtorno emocional e/ou psicológico. Isso gera sinais de um relacionamento abusivo que podem trazer graves consequências para a saúde em geral de quem passa por isso e muitas vezes não consegue se libertar do ciclo de violência. 

Por isso, é importante reconhecer esses sinais e buscar ajuda o quanto antes. Veja neste artigo como fazer isso e deixar de ser vítima deste tipo de relacionamento. Saiba como agir para lidar com isso quando os sinais de abuso são evidentes ou sutis.

Sinais de problemas em um relacionamento amoroso

Existem muitos sinais de um relacionamento abusivo, mas, é comum as pessoas que passam por isso desacreditarem dessa situação. Veja a seguir os sinais mais comuns e tome uma atitude se isso estiver ocorrendo com você:

Como lidar com problemas no relacionamento amoroso

Se você está em um relacionamento abusivo, saiba que não está sozinha e que você não é culpada pelo que está acontecendo. Com certeza, você tem direito de ser respeitada e de ser muito amada, alguém feliz em um relacionamento saudável. Então, reconheça os sinais de abuso e não minimize e/ou justifique as atitudes do abusador, jamais faça isso!

Busque ajuda profissional de um psicólogo, entre imediatamente em contato com um advogado ou com um assistente social e diga tudo que está acontecendo. Essas pessoas podem te orientar sobre como sair do relacionamento abusivo e como se proteger legalmente dos abusos que vem sofrendo.

Dicas para melhorar um relacionamento com problemas

Se você está em um relacionamento com problemas, mas não abusivo, você pode tentar algumas dicas para melhorar a sua relação com o seu parceiro ou parceira. No entanto, lembre-se de que um relacionamento saudável depende do esforço e da vontade mútua. Sendo assim, veja dicas simples e poderosas para melhorar um relacionamento com problemas:

Se gostou dessas dicas, coloque todas em prática em sua relação hoje mesmo, pois assim você irá fortalecer seu namoro ou casamento. Veja mais conteúdos interessantes como esse aqui no site.

Compartilhe no Whatsapp