ColunistasCOLUNISTAS

Alvaro Lordelo

Autor: Alvaro Lordelo

Comunicação deficiente na relação, como lidar?

4/7/2023 - Jundiaí - SP

A comunicação é um dos pilares de qualquer relacionamento, seja no namoro ou no casamento, nas relações familiares, no âmbito profissional ou na vida social. No entanto, muitas vezes a comunicação deficiente predomina, o que pode gerar conflitos, muitos mal-entendidos, muitas frustrações e levar ao fim da relação. 

Neste artigo, vamos explorar algumas das causas e consequências da comunicação deficiente, bem como algumas dicas para melhorar a vida amorosa, seja no namoro ou no casamento. Veja como fortalecer a comunicação no relacionamento colocando em práticas dicas simples e poderosas.

Falta de apoio emocional na relação

Uma das causas da comunicação deficiente é a falta de apoio emocional que existe em relacionamentos de longo prazo, como no namoro de anos ou no casamento. Isso significa que a pessoa vítima da falta de apoio emocional na relação não se sente acolhida, compreendida, não se sente valorizada e nem respeitada pela outra pessoa. 

A falta de apoio emocional pode levar a sentimentos de solidão, insegurança, gerar muita baixa autoestima e fazer reinar a desconfiança. Além disso, pode dificultar a expressão dos sentimentos e necessidades, bem como a escuta ativa e empática. Para lidar com isso, converse com a outra pessoa e revele toda essa frustração, pois é fundamental que você diga e não espere que um dia seu parceiro(a) perceba sozinho(a).

Saiba que reconhecer e validar os sentimentos da outra pessoa, sem julgar, sem ficar criticando ou minimizando sua visão de mundo, é fundamental de sua parte. Faça isso e então pode mostrar a outra pessoa como deseja ser tratado(a), pois nada melhor que o exemplo para mostrar algo.

Falta de intimidade no namoro ou casamento

Um dos problemas graves da comunicação deficiente no namoro ou casamento é a falta de intimidade. Uma relação amorosa sem intimidade se torna completamente descaracterizada. Seja em um namoro sério ou no casamento, é inadmissível existir falta de intimidade na relação amorosa, seja com uma vida sexual ativa ou com conversas simples e bobas no dia a dia. 

A falta de intimidade pode levar a uma superficialidade nas conversas e criar uma perda de conexão seguida da sensação de vazio. Além disso, pode impedir o crescimento pessoal e relacional, pois limita as oportunidades de aprendizado e troca entre o casal. 

Para suprir isso, o primeiro passo é conversar sobre isso e elevar o nível de intimidade. Contar com a ajuda de um psicólogo ou Espiritualista nessas horas nunca é demais, pois uma das alternativas é recorrer aos ciclos da Amarração Amorosa no fortalecimento da intimidade e da relação na totalidade.

Diferenças de valores entre os parceiros

Outra causa grave da comunicação deficiente na relação é a diferença de valores. Isso significa que os parceiros têm visões diferentes sobre o que é certo ou errado, sobre o que é importante ou irrelevante na vida a dois, sobre coisas boas ou ruins para ambos. A diferença de valores pode levar a conflitos, aos desacordos, vai gerar muitas tensões e ressentimentos entre ambos. 

Além disso, pode gerar um desrespeito e falta de tolerância por um ou ambos os parceiros, bem como uma dificuldade de encontrar pontos em comum. Neste caso, saiba que reconhecer e aceitar que cada pessoa tem seus próprios valores, que cada um tem sua própria história e que a outra pessoa tem sua própria cultura e experiências para dividir, já é um bom começo para lidar com esse problema na relação.

Como todas as dicas, o melhor é conversar, explicar tudo isso após refletir e identificar o que está atrapalhando na relação. O simples fato de conversar já fortalece a comunicação e faz cair por terra os problemas citados até aqui. 

Veja mais conteúdos como esse, postados periodicamente aqui no site e não deixe de nos acompanhar em outros assuntos.

Compartilhe no Whatsapp