ColunistasCOLUNISTAS

Alvaro Lordelo

Autor: Alvaro Lordelo

Falta de comprometimento: como superar esse obstáculo nos relacionamentos?

4/7/2023 - Jundiaí - SP

Veja alguns dos principais motivos para a falta de comprometimento e saiba como lidar com isso no namoro e no casamento

O comprometimento é uma das bases de um relacionamento saudável e duradouro. No entanto, muitas pessoas enfrentam dificuldades em se comprometer com seus parceiros, seja por medo, pela insegurança, desinteresse ou outros motivos. Essa falta de comprometimento pode gerar diversos problemas na relação, como insatisfação, como a desconfiança, levar a brigas e até mesmo a uma separação. 

Neste artigo, vamos abordar algumas das causas mais comuns da falta de comprometimento e como superar todas elas. Veja como os problemas financeiros, a rotina e a insegurança contribuem em muito para a falta de comprometimento no namoro e principalmente no casamento.

Problemas financeiros, como eles afetam a relação e o comprometimento?

Uma das causas mais frequentes da falta de comprometimento é a instabilidade financeira. Muitas pessoas se sentem inseguras em assumir um relacionamento sério quando não têm uma renda estável, dívidas ou planos, principalmente na fase do namoro. Essas pessoas podem ter medo de não conseguir sustentar o relacionamento, de depender da outra pessoa e perder a liberdade financeira. Além disso, os problemas financeiros podem gerar estresse, muita ansiedade e conflitos na relação, sendo tudo muito pior no casamento.

Para superar essa causa, é importante que o casal tenha uma comunicação aberta e honesta sobre a situação financeira de cada um, estabeleça metas e orçamentos conjuntos e busque soluções para melhorar a renda ou reduzir as dívidas. Também é essencial que o casal valorize outros aspectos do relacionamento além do dinheiro, como o afeto, o respeito e o apoio mútuo.

Rotina monótona e comprometimento não se misturam

Outra causa comum da falta de comprometimento é a rotina e a monotonia entre o casal. Muitos casais caem na mesmice após algum tempo de relacionamento, fazendo sempre as mesmas coisas, sem novidades ou surpresas. Isso pode gerar tédio, desinteresse e falta de paixão na relação. Algumas pessoas podem sentir que o relacionamento não tem mais graça ou sentido e buscar outras formas de satisfação fora da relação.

Para lidar com isso, é importante que o casal renove o relacionamento constantemente, buscando novas experiências e atividades de lazer para fazerem juntos. O casal também deve reservar momentos legais para conversar, para se divertir e se conectar emocionalmente. Além disso tudo, ambos devem manter a chama da paixão acesa, investindo na intimidade, na criatividade e na sedução.

Insegurança pessoal

Uma terceira causa frequente da falta de comprometimento é a insegurança pessoal. Muitas pessoas têm dificuldade em se comprometer com seus parceiros porque não se sentem boas o suficiente, dignas de amor ou capazes de manter um relacionamento. Essas pessoas podem ter baixa autoestima, podem ser vítimas do medo da rejeição, sofrer com ciúme excessivo ou viver sob a sombra de traumas de relacionamentos anteriores. Tudo isso pode fazer com que a pessoa se afaste do parceiro(a), não queira se envolver emocionalmente ou sabote o relacionamento de forma subconsciente.

Superar isso requer que a pessoa que passa por isso trabalhe sua autoestima, fortaleça sua confiança e foque no seu autoconhecimento. A pessoa deve reconhecer seus pontos fortes e fracos, deve saber aceitar suas imperfeições e valorizar suas qualidades. Além disso, também deve buscar ajuda de especialista se necessário para lidar com seus medos, com as inseguranças e traumas.

Portanto, devemos sempre nos lembrar que o comprometimento é fundamental, que a falta dele acontece por muitos motivos e devemos trabalhar em cima desses motivos. Fortalecer o lado espiritual com os ciclos da Amarração Amorosa também é uma maneira poderosa de lidar com a falta de comprometimento no relacionamento.

Veja mais conteúdos exclusivos como esse, publicados periodicamente aqui no site e não deixe de nos acompanhar em outros assuntos!

Compartilhe no Whatsapp